Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

domingo, 28 de junho de 2015

PROCISSÃO MARÍTIMA EM HOMENAGEM A SÃO PEDRO NA BAIA DO SOL


PROCISSÃO MARÍTIMA EM HOMENAGEM A SÃO PEDRO NA BAIA DO SOL
Em uma manifestação que reúne fé, devoção e criatividade, a Procissão Marítima de São Pedro será realizada nesta segunda (29), em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. A procissão está marcada para sair às 6h30 do píer dos pescadores, localizado na Vila Maurícia, após a celebração de uma missa campal..
Na procissão, as embarcações saem pelo rio, todas bem ornamentadas, colorindo o rio da localidade. Logo após a missa, os participantes levam a imagem de São Pedro até o Barco, preparado exclusivamente para o evento, dando início à procissão marítima até a Baia do Sol. A organização é da Colônia de Pescadores, com apoio da administração local e da polícia militar.
Atualmente, a procissão tem início na Vila Maurícia, localizada junto ao Furo das Marinhas, cujo acesso é feito via marítima ou pela rodovia PA- 408, que liga o município de Santa Bárbara à vila de Genipaúba.
Imagem: Erasmo da Silva

sábado, 27 de junho de 2015

ESSE MOSQUEIRO, CADA VEZ MAIS, ME SURPREENDE.


Esse Paraíso, cada vez mais, me surpreende. Ainda tem muito sinal de abandono ao longo das praias do Paraíso e Marahú, em mosqueiro.
Os veranistas merecem muito mais...
Imagens: JCSOliveiraCarlos - 27/06/15
Fone/Zap: 980876981

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ORLA DA AV BEIRA MAR, EM MOSQUEIRO, ESTÁ PASSANDO POR REVITALIZAÇÃO


ORLA DA AV BEIRA MAR, EM MOSQUEIRO, ESTÁ PASSANDO POR REVITALIZAÇÃO
Construído há mais de 40 anos, o muro de arrimo da orla da praia do porto Arthur, danificado, após enfrentar a força das marés de março, época das maiores marés altas, chamadas de marés de sizígia ou máximas, passa por recuperação, com previsão de liberação do calçadão, já nas férias de julho.
Do Ariramba até o Farol, os moradores e veranistas poderão passear pelo calçadão da orla da av beira mar, que está recebendo serviço de recuperação, revitalização, pavimentação do meio fio e pintura da ciclovia, que está sendo destacada na cor azul.
Imagens: JCSOliveiraCarlos

sexta-feira, 19 de junho de 2015

FAIXA AZUL NAS CALÇADAS DE MOSQUEIRO


Publicado por Jcsoliveira Carlos · 6 min · 
FAIXA AZUL NAS CALÇADAS DE MOSQUEIRO
Apesar de anunciada e implantada no ano de 2014, conforme divulgado em 07/07, pela Agência Belém de Notícias, a pintura AZUL, que vem sendo utilizada nas calçadas das orlas das praias, entre o Chapéu Virado e o Farol e, inclusive, no Porto Artur e Ariramba, não indicam a cor correta para o uso como ciclovia, conforme está prevista no anexo de sinalização do Código de Trânsito e serve para áreas de parada para embarque e desembarque.
Portanto, é de se observar a necessidade de esclarecimentos e sinalização adequada no local, evitando acidentes, decorrentes do uso indevido por ciclistas, ao utilizarem dessas áreas. 
Talvez não intencional mas, a cor utilizada, contradiz a finalidade anunciada no site, conforme o exposto.

Sinalização Horizontal
Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca. A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores, conforme a seguir:

Cores
A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:
- Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.
- Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
- Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).
- Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.
- Preta: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.
Fonte:
http://www.agenciabelem.com.br/noticias/detalhes/103072
http://www.denatran.gov.br/…/reso…/resolucao_contran_160.pdf

quinta-feira, 18 de junho de 2015

PIRES TEIXEIRA, NO PORTO ARTHUR, ESTÁ RECEBENDO SERVIÇOS DE LIMPEZA

Pires Teixeira, no Porto Arthur, está recebendo serviços de limpeza, nas laterais da pista. Uma equipe de quatro pessoas, executa o corte de matos e retirada do lixo, deixando a rua principal do bairro com um novo visual. Moradores elogiam os serviços, mas as ruas laterais não tiveram os mesmos benefícios.
  • Adjanete Reis de Oliveira Carlos isso é bom, parabéns prefeito, seria ótimo se todas as ruas recebecem os mesmos benefícios.
  • Jcsoliveira Carlos Quero justificar aos amigos que, apesar de minha rua ter recebido esses melhoramentos, formalizo meu protesto em nome dos moradores das ruas paralelas que, apesar das reclamações e pedidos à essa equipe, infelizmente, não puderam realizar a limpeza, por não estarem autorizados para tal. Situação como essa, não me deixa feliz, assim como não seria motivo de elogios, se levarmos em consideração os que não foram beneficiados. Infelizmente!
    Curtir · Responder · 
Imagem: JCSOliveiraCarlos

quinta-feira, 11 de junho de 2015


VENDEDORES DA PRAÇA MATRIZ
BARRAQUEIROS DE IMPORTADOS E PRODUTOS VARIADOS, SEM LUGAR DEFINIDO NA VILA DE MOSQUEIRO

Os barraqueiros de venda de produtos variados (importados), localizados na Praça Matriz, aguardam uma definição por parte da Agência Distrital de Mosqueiro, quanto ao local onde serão alocados, para continuidade de seus trabalhos. Em junho de 2008, esses barraqueiros, instalados na praça Matriz, desde 1996, foram remanejados para a 1ª Rua, no Centro da Praça da Vila, em decorrência dos melhoramentos e ampliação da Tapiocária. Passados os anos, os barraqueiros esperam por uma definição da administração municipal ADMOS/SECON.
Segundo o Agente Distrital, Ivan Santos, duas propostas estavam sendo analisadas para dar solução ao problema de localização deste seguimento. O agente não quis adiantar quais seriam as duas propostas, mas o JORNAL DO MOSQUEIRO conseguiu apurar que uma seria a desapropriação de um terreno localizado na esquina da 2ª Rua com a Pratiquara, onde funcionou o antigo Bazar Guiomar. O imóvel era de propriedade de Amândio Ribeiro. A outra seria a reforma e adaptação da antiga delegacia de polícia, também localizada na mesma esquina, transformando em um espaço comercial. (Jornal do Mosqueiro, Dez/2008)
Até hoje (Junho/2015) continuam no local aguardando decisão da Agência Distrital.
Nesta semana, uma reunião entre o poder público municipal local, e os vendedores citados, convocados para decisão de remanejamento do local, como em anos anteriores, não chegaram a uma decisão, devendo a secretaria apresentar um projeto, a ser apresentado em nova reunião.
Enquanto não se chega a uma decisão, os barraqueiros, através de sua Associação, continuarão no local, aguardando por uma proposta viável, por parte da Admos/Secon, que venham garantir melhores condições e direito de trabalho.
JCSOliveiraCarlos
Agradecemos sua contribuição através de comentários
Imagens: JCSOliveiraCarlos
Visite o blog: http://barraqueirosautonomosdavila.blogspot.com.br/

terça-feira, 9 de junho de 2015

MORADORES DE MOSQUEIRO, DENUNCIAM DESCASO DO PODER PÚBLICO


MORADORES DE MOSQUEIRO, DENUNCIAM DESCASO DO PODER PÚBLICO
09/06/2015 15h48 - Atualizado em 09/06/2015 17h52
Moradores do distrito de Mosqueiro, em Belém, denunciam descaso
População se sente prejudicada pela falta de saneamento na área.

Sesan diz que obras foram iniciadas nesta terça-feira, 9.
Do G1 PA
FACEBOOK

Moradores do bairro do Aeroporto, no distrito de Mosqueiro, em Belém, denunciam a falta de saneamento na área. O abandono de uma obra que, segundo a população, deveria ser uma estação de tratamento de água e esgoto, também causa transtornos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan), obras foram iniciadas nesta terça-feira (9) em diversas vias de Mosqueiro, entre elas o bairro do Aeroporto.

A Prefeitura de Belém e a Agência Distrital do local já foram informadas sobre a situação, mas não deram nenhuma explicação sobre a obra, abandonada há cerca de dez anos. "Eles falaram que isso ia ser uma estação de tratamento, começaram as obras e depois pararam" ,explica a cabeleireira Natasha Niemeyer.

Para não andar na lama, a população improvisou colocando pedras e aterro no local para amenizar a situação. "Aqui fica igual um rio, parece que é a praia. Parece até uma cachoeira", conta a moradora Alessandra Costa.
Na alameda Esperança, a população abriu valas para a passagem do esgoto. "Quando dá uma enxurrada aqui, vem até cobra. A gente tem que ficar dentro de casa para a cobra não entrar. Sem falar na dengue, as crianças aqui não saem do posto de saúde", diz a vendedora Dalzira Pereira.

"A prefeitura esquece a gente aqui, falam que a gente não tem cobertura para pedir uma limpeza. Eles falam que nós não estamos no mapa da prefeitura", diz a manicure Cristiane Correa.
O Sistema de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) informou que está averiguando a situação da obra, que deveria ser uma estação de tratamento de água, para retomar a construção.
tópicos:
Belém
http://g1.globo.com/…/moradores-do-distrito-de-mosqueiro-em…

População se sente prejudicada pela falta de saneamento na área. Sesan diz que obras foram iniciadas nesta terça-feira, 9.
G1.GLOBO.COM

domingo, 7 de junho de 2015

DIFERENTES OLHARES SOBRE A SEGURANÇA NAS PRAIAS DE MOSQUEIRO


Você adicionou 3 novas fotos.
DIFERENTES OLHARES SOBRE A SEGURANÇA NAS PRAIAS DE MOSQUEIRO
Mosqueiro, ilha, das férias de julho e do ano inteiro. Mas, bons olhos, afirmam, a ilha poderia ser melhor, se julho fosse o ano inteiro, pela vontade de implantar o turismo ecológico. Mas, aonde está a boa vontade do poder público municipal, para transformar a ilha no verdadeiro polo turístico do Pará? Mosqueiro tem boas praias, bons hotéis, boa culinária e muito do que o turística procura para seu lazer.
Olhando bem, o turista, quando chega no nosso estado, não quer apenas encontrar o açaí,o tacacá, o peixe assado ou uma praia, mas, acima de tudo, procura segurança, um local que se sinta seguro, que faça do passeio, a sua casa, que tenha esse item e aproveite todos os momentos e instantes, num local que se sinta bem.
Nossos finais de semana, em mosqueiro, são de risco, nas praias principais e turísticas, não encontramos mais do que Guarda-Vidas, do corpo de bombeiros, infelizmente. Tirando isso, que cabe, pelo menos elogios, não encontramos nas praias mais afastadas e mais frequentadas, próximo a hotel e muitas barracas, Marahú e Paraíso, pelo menos um carro, que garanta a segurança nos bares e nas praias, o que exige, medida imediata, para que nesses e em outros locais sejam instalados postos policiais, com boa infraestrutura, informações turísticas e equipamentos adequados, que venha atender às necessidades imediatas.
Fica a dica e a necessidade de segurança nas nossas praias, não apenas nas citadas.
JCSOliveiraCarlos
Jcsoliveira14@gmail.com