Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NATAL DAS ÁRVORES RECICLÁVEIS EM BENEVIDES

“A estrela é Você”







 





 

 

















São Miguel do Guamá



Mosqueiro

Natal 2011

Benevides abre terceira edição do natal sustentável. 

 O tema do natal deste ano é “A estrela é Você”, que trará uma releitura dos personagens natalinos através de personagens de lendas amazônicas.

Desde 2009 o projeto Natal de Benevides, idealizado pela prefeitura local, vem investindo na consciência ecológica dos habitantes do município. O projeto, desenvolvido pela empresa de Foz do Iguaçu Eco-Decor, tem como principal objetivo a confecção de peças decorativas de natal feitas com garrafas pet. O resultado leva ao centro de Benevides um show de luz e espírito natalino que atrai cada vez mais a atenção de visitantes.
A inauguração do terceiro Natal de Benevides será nesta sexta-feira, dia 2, às 20 horas no centro da cidade. Na ocasião haverá um cerimonial de boas vindas aos visitantes, apresentação musical com a cantora Lucinha Bastos, Orquestra de violinos do Instituto Vale do Rio Doce, coral de vozes de Natal e queima de fogos.
O tema do natal deste ano é “A estrela é Você”, que trará uma releitura dos personagens natalinos através de personagens de lendas amazônicas. O Projeto prevê ainda mais 25 diferentes atrações ao longo deste mês de dezembro, com mais de 1000 artistas envolvidos somando 100 exibições em um temporada de 36 dias. Entre as atrações estão teatro de bonecos, apresentações musicais e de corais natalinos, visitação à casa do Papai Noel, entre outras.
Sustentabilidade - O natal de Benevides tem se tornado referência em desenvolvimento sustentável no Pará. É na cidade que está instalado o segundo aterro de resíduos sólidos controlados pelo Estado, onde funciona a cooperativa de reciclagem Reciclaben, projeto que transformou a realidade de moradores do bairro das Flores até então afetados pela insegurança e pobreza.
Com a concepção de sustentabilidade, o projeto Natal de Benevides, em 2009, veio reforçar a iniciativa de dar uma nova destinação adequada aos resíduos sólidos que antes viravam entulhos nas ruas. Assim todo o material utilizado para confeccionar a decoração natalina da cidade é material de reciclagem. Para incluir cada vez mais a comunidade e os estudantes no projeto, foi criado este ano um concurso que premia aqueles que mais recolhem garrafas pet. A cada 20 garrafas o coletor tem direito a um cupom para concorrer a prêmios. Só no ano passado participaram 15 mil alunos.
 
T u r i s m o - O Natal de Benevides foi inspirado no Natal Luzes de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde o prefeito de Benevides, Edmauro Farias foi buscar inspiração para produzir a ideia aqui no Pará, entretanto com uma concepção bem amazônica. A programação já foi pauta dos principais veículos de comunicação do país, entre eles os que são ligados à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), entidade que através de um press trip fez o pré-lançamento da primeira edição do evento.
Uma forte parceira da terceira edição do Natal de Benevides é a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que este ano, além de apoio promocional ao evento intermediou parceria com a Infraero para que o Aeroporto Internacional de Belém recebesse uma intervenção em sua decoração natalina, inaugurada na última sexta-feira, dia 25. Na oportunidade o prefeito ressaltou a importância de apresentar o projeto além das fronteiras de Benevides. Edmauro explicou que a programação em Benevides terá cerca de 350 pessoas trabalhando por noite, um total de 1500 pessoas envolvidas. Ele engrandeceu a parceria com a Paratur e Infraero, “que contribuiu para que desse certo o projeto.
Samuel Ferreira, superintendente da Infraero, participou da inauguração da decoração natalina do aeroporto, intitulada Natal Sustentável Infraero – É você quem faz. Ele elogiou o resultado do trabalho. A decoração no aeroporto levou cerca de 50 mil garrafas pet. ” “a decoração mostra o esforço de um trabalho que impressiona e quebra paradigmas para uma cidade do Norte. Causa encantamento e é digna de louvor”. Elogiou Samuel.
O gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, que representou o presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, na ocasião, destacou a decoração como uma importante iniciativa para bem receber os turistas, que encontram um motivo a mais para se sentirem bem recebidos no aeroporto, onde a Paratur já mantém um Posto de Informações Turísticas (PIT) funcionando dia e noite para atender turistas que passam pelo local.
Na oportunidade houve apresentação do espetáculo “Boas vindas ao Noel”, apresentado por meninas e meninos bailarinos da Companhia de Dança de Benevides, atendidos pela secretaria de assistência social do município.
“Todo ano vou à Benevides e gosto muito do que fazem lá nessa época. Ver o projeto aqui em Belém é melhor ainda. Levanta o nosso turismo e mostra a criatividade do nosso povo”. Elogiou Maria Graciola Corrêa, que aproveitou a árvore de natal para tirar fotos ao lado do esposo, Milton Corrêa. Os dois estavam encantados com a nova decoração do aeroporto, uma pequena mostra do que acontece em Benevides até o dia seis de janeiro.
 
 
Pará
Publicidade
Sábado, 03/12/2011, 08h49

Beleza e reciclagem em Benevides

Tamanho da fonte:
O projeto “Natal de Benevides” bate o recorde de três milhões de garrafas pet, este ano. A terceira edição do o projeto foi aberta, ontem a noite, com a cerimônia de boas vindas aos visitantes pelo prefeito Edimauro Farias, com a participação do presidente da Paratur, Adenauer Góes, e do superintendente do Infraero Belém, Samuel Sales.
Em seguida, houve uma apresentação especial da cantora Lucinha Bastos, inauguração das luzes e uma queima de fogos. A programação da noite incluiu ainda a chegada do Papai Noel, apresentação da Orquestra de Violinos do Instituto Vale, Coral de Vozes do Natal e do Quarteto Murinim, na praça Leão, no centro da cidade. O projeto envolve toda a comunidade na coleta de garrafas pet para a confecção, na chamada “Fábrica de Natal”, dos enfeites natalinos como árvores de Natal , presépio e todo o artesanato que decoram o centro daquele município da Região Metropolitana de Belém.
O prefeito foi buscar inspiração e técnica em Gramado, no Rio Grande do Sul, com uma diferença substancial: o material usado é lixo reciclado, um Natal com a cara da Amazônia, ao contrário do Natal europeu dos sulistas, segundo ele. “É um grande projeto sócio-ambiental que envolve 18 mil estudantes, a cooperativa de catadores, motoristas e toda a população, durante o ano todo”.
Além de manter uma tradição religiosa e de educar a população para a questão ambiental, o projeto também ajuda a melhorar a qualidade de vida da população e gera emprego e renda. “É uma coisa muito inteligente, ótima, tira a sujeira das ruas e hoje a cidade está mais limpa”, afirma a dona de casa Eliane Souza Alves, que não perde a festa desde 2009. “Acho maravilhoso. A ideia deve permanecer, trouxe desenvolvimento para o município e está melhor a cada ano”, afirma a gerente comercial Elzilene Araújo.
Para o presidente da Paratur “é um exemplo de como se pode usar um produto como o lixo para embelezar a cidade e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, uma equação muito boa que já é referência”. E a ideia já está chegando em Belém. A decoração natalina do Aeroporto Júlio Cesar foi feita este ano em parceria com a prefeitura de Benevides, utilizando também garrafas pet. (Diário do Pará)
 http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-146948-BELEZA+E+RECICLAGEM+EM+BENEVIDES+.html

 

Utilização de garrafas recicladas marca a decoração do Natal Luz em Gramado

A utilização de garrafas PET recicláveis é uma das características marcantes na decoração do Natal Luz este ano em Gramado. O projeto de utilização de garrafas recicláveis surgiu a partir de um projeto pioneiro da empresa Eco Decor.

Publicado por EcoVigem
A utilização de garrafas PET recicláveis é uma das características marcantes na decoração do Natal Luz este ano em Gramado.
O projeto de utilização de garrafas recicláveis surgiu a partir de um projeto pioneiro da empresa Eco Decor, idealizado para a decoração do Natal de Foz do Iguaçu (PR) em 2002.
O sucesso foi tanto, que a empresária Nelci Rafagnin Maran,dona da Eco Décor, patenteou o processo de transformação das garrafas em flores e outros objetos.
Para o Natal Luz deste ano estão sendo utilizadas 200 mil garrafas Pet de dois e 2,5 litros, arrecadadas através das escolas e confeccionadas pela comunidade.
Quem visitar a cidade durante o período do Natal Luz poderá observar que a decoração com garrafas recicladas está presente desde os pórticos de entrada da cidade, passando pela Praça das Comunicações até a avenida Borges de Medeiros.
São flores, estrelas, árvores natalinas com até sete metros de altura e bonecos de neve. Estes, além de serem construídos com garrafas, têm suas roupas feitas a partir de sobras de fios de malharias locais, completando o processo de reciclagem.
Paralelamente ao trabalho decorativo, acontece um trabalho de envolvimento comunitário, definido por Nelci Rafagnin Maran como `cidadão participativo`.
A proposta é envolver os moradores do município no recolhimento da matéria-prima e na sua transformação em objetos de decoração. Os alunos da rede escolar gramadense, por exemplo, ganharam um cupom a cada 10 garrafas recolhidas para concorrer a uma viagem para Foz do Iguaçu.
`Os moradores ficaram entusiasmados porque viram que é possível fazer muito com muito pouco, obtendo um resultado visual fantástico`, destaca Nelci Maran.

 http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/ambiente/reciclagem/utilizacao-de-garrafas-recicladas-marca-a-decoracao-do-natal-luz-em-gramado-3584.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário