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"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


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domingo, 5 de abril de 2015

PNEUS PARA A CONSTRUÇÃO DE MUROS DE ARRIMO E PROTEÇÃO DOS PAREDÕES EM MOSQUEIRO?

PNEUS REAPROVEITADOS EM OBRA PÚBLICA
SERIA ESSA UMA DAS SOLUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE MUROS DE ARRIMO E PROTEÇÃO DOS PAREDÕES EM MOSQUEIRO?
Acredito que temos a solução para resolver, em parte, o problema que ameaça nossas costas, decorrentes das marés grandes, que provocam desabamentos dos paredões das nossas praias, ameaçando a Avenida Beira-Mar.
Estudos de engenharia, comprovam essa utilidade que, com pouco investimento, poderá trazer grandes benefícios para nossa Ilha.
Vejam alguns exemplos e um estudo da Faculdade de Engenharia-Departamento de Estruturas e Fundações, da FEUERJ PGECIV Profa Denise M S Gerscovich Muros de Arrimo - Estruturas de Contenção


Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia – 1º/Ago/2013
Mais de 4 mil pneus foram reutilizados para contenção de muro de arrimo em uma praça localizada no bairro do Jardim Cachoeira. Em entrevista ao portal, o subprefeito Eduardo Peres Palia, explica sobre este trabalho em prol do meio ambiente.

Funcionários da prefeitura instalam pneus na obra.
INICIATIVA – A experiência teve inicio como teste no Córrego do Bananal, que fica no Jardim Princesa. Uma das margens estava caindo e tinha uma casa em risco. Como não havia recursos suficientes para resolver o problema surgiu esta idéia de usar os pneus velhos para revitalizar a margem. Devido ao sucesso da obra, pensou-se em continuar a experiência em outros locais. Então surgiu a praça, ainda sem nome, no Jardim Cachoeira, na altura da av. Itaberaba 3800.

MOTIVAÇÃO – Esta ideia foi incentivada pela necessidade em iniciar logo as obras, além de haver uma enorme quantidade de pneus descartados que poderiam ser usado, com custo quase zero para o poder público. Além disso, este trabalho é muito mais rápido e não precisa esperar muito tempo após as chuvas. Seria preciso aguardar a verba pública para iniciar estas obras e também ter um período de tempo seco para fazer a contenção do muro com material de alvenaria. Usar pneus resolveu todos esses detalhes.
Pneus descartados irregularmente.

IRREGULARIDADE – Uma das maiores preocupações da subprefeitura é o descarte irregular, tanto de pneus quanto de outros tipos de materiais, como móveis, entulho e até o lixo residencial. Mesmo com informação por jornal e mídias fornecidas pela prefeitura, boa parte das pessoas continua jogando o lixo em locais proibidos. O subprefeito afirmou que a coleta da prefeitura é pontual e que existem caçambas em pontos estratégicos de difícil acesso. Eduardo Palia acredita ser necessário um trabalho de conscientização. “Já existe um projeto para visitar escolas e orientar as crianças e também pedir para que elas incentivem os pais a dar mais importância ao descarte correto”, afirmou o subprefeito.

REUTILIZANDO – O subprefeito explicou como foi feita à reutilização desses pneus na praça. “Tem uma técnica em que você não pode deixar uma parede reta, ela deve ser como uma rampa e ter uma inclinação. Então prepara-se o chão dessa rampa ou muro, que recebe uma camada de brita (pedra), depois vem colocando os pneus que vão se encaixando, em seguida coloca-se o entulho no meio deles e isso vai travando o muro, o que forma uma parede resistente”, diz Eduardo.
Caminhão sendo descarregado. Subprefeito Eduardo Palia.

ARBORIZAÇÃO – Além da contenção do muro o projeto inclui revitalização da praça em que “serão plantadas espécies arbóreas dentro dos pneus, o que trará maior beleza ao espaço”, disse Waldir Martins da Silva, da equipe de córregos, que realiza os serviços com os pneus. Um trabalho positivo que dará à população mais uma área verde e de lazer.

Minudências
@ Já foram recolhidas cerca de 220 toneladas (equivalente a mais de 45 mil pneus) pela subprefeitura neste 1º semestre. Isso equivale a cerca de 30 toneladas/ mês, sem somar os pneus de caminhão.
@ Em uma carga (caminhão) cabem cerca de 2 mil pneus de passeio. Porém na mesma carga cabem apenas 300 pneus de caminhões.
@ Muros de arrimos são feitos com diversas técnicas. A maioria é feita de alvenaria, mas em casos de economia são usados sacos cheios com cimento e areia e/ou terra, que com a ação da chuva endurecem, formando a parede de contenção.
@ Cerca de 80% dos pneus recolhidos é destinado à indústria de cimento. O restante vai a fabricação de solado de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.
@ A Reciclanip é a empresa responsável por toda a logística da retirada dos pneus, destinando os mesmos. Clique AQUI para acessar o site.
@ Existem três postos de coleta de pneus na Zona Norte:
- Subprefeitura Freguesia do Ó/ Brasilândia: 3981-5043 ou 3931-3971
- Subprefeitura Jaçanã/ Tremembé: 3397-1028
- Subprefeitura Vila Maria/ Vila Guilherme: 2905-3043
@ Há também estudos para utilização dos pneus para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha.
@ Essa obra da subprefeitura Freguesia/ Brasilândia foi destaque na revista São Paulo, da Folha de S. Paulo de 04/08/2013 (pág. 10)
@ Clique AQUI e veja matéria sobre o descarte irregular e sua conseqüências na r. Ezequiel Freire, mesma rua em que está localizada a redação do Portal ZNnaLinha.
Texto: Márcio Andrade
Fotos: Assessoria de imprensa:
Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia








6/07/2011 13h50
Subprefeitura realiza obra de contenção no Caaguaçu
feita com pneus velhos beneficia o meio ambiente

Muro de contenção em construção
A subprefeitura São Mateus, através da Coordenadoria de Obras, iniciou no mês de junho uma obra para conter o deslizamento da margem do córrego Caaguaçu na região da rua Jaçanã Altair, no jardim Santo André.

O problema começou com as chuvas de verão, a força da água foi retirando a terra da margem e provocou o escorregamento da encosta. Preocupados com sua evolução, os moradores entraram em contato com a subprefeitura São Mateus que elaborou um projeto para a execução da obra.
A previsão é que a ação dure aproximadamente 3 meses, a partir do início, mas o que chama a atenção é o material utilizado para a construção do muro de contenção... pneus velhos.
A utilização deles permite que o custo da obra diminua bastante, pois eles são retirados dos piscinões e levados para um local apropriado no setor de obras da subprefeitura.
Além disso, eles têm longa duração, já que o processo de decomposição na natureza é indeterminado. Esse é o principal motivo da utilização de pneus: duram por muito tempo, preservam a natureza e quando deixados sem cobertura transformam-se em criadouros para o mosquito da dengue.
De acordo com Valdir, encarregado pela obra, a equipe constrói um trecho do muro por dia: “para construirmos um pedaço com aproximadamente 5 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura nós utilizamos uma média de 250 pneus, ao final da obra o muro terá quase 60 metros de comprimento”.
Para que o trabalho seja executado, a rua Jaçanã Altair está parcialmente interditada e se tudo ocorrer dentro do previsto em mais dois meses esse trecho estará concluído. De acordo com o subprefeito, o leito do rio também receberá melhorias “iremos fazer com que o rio fique sem as curvas, pois foi exatamente nos trechos sinuosos que ocorreram os problemas”.

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