Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ESCULTURAS ESTÃO SENDO EXPOSTAS NO ACERVO PERMANENTE DO SESC BOULEVARD

 

Centro Cultural Sesc Boulevard

 

 Banhista Moura

Escultura em bronze

Edmé Antony Paul Noel

1890, França

Imagem: JCSOliveira, set/2013

Acervo Permanente 

 

O acervo permanente do Sesc Boulevard é composto por esculturas em diversos materiais, como bronze, mármore e biscuit, predominando o estilo neoclássico. Produzidas em maioria entre os séculos XIX e XX, entre elas se destacam réplicas de peças expostas em importantes museus, bem como representações de Mercúrio (deus do comércio). Além de esculturas, o CCSB apresenta ainda um exclusivo acervo de máquinas e equipamentos fotográficos de distintas épocas, incluindo câmeras artesanais (“lambe-lambe”), contribuindo para a divulgação da importância social e histórica da fotografia.
 Imagem: JCSOliveira, set/2013

 Esculturas

Esta exposição reúne um acervo de esculturas em bronze, mármore e biscuit, produzidas entre os séculos XVII e XX, dentre as quais se destacam algumas réplicas de peças que estão em conhecidos museus do mundo, como o Rapto das Sabinas, no Museu Nacional de Capodimonte, Itália; e Vênus de Milo, no Museu do Louvre, em Paris. Junto a estas, estão expostas peças de significativa relevância histórica, como a escultura Índio, concedida pelo governo do Pará ao general Eurico Gaspar Dutra, em homenagem ao segundo aniversário de sua gestão na pasta da Guerra, em 1938; e a escultura A inspiração, dada ao então presidente Floriano Peixoto, pelo historiador Rodrigo Otávio.
Maior parte das obras desta exposição foi produzida na segunda metade do século XIX, por escultores ligados a tradição acadêmica, que preservava o entusiasmo neoclássico de retomar os padrões decorativos da Grécia e Roma, mesmo questionados por realistas e impressionistas. Este fato explica a significativa quantidade de peças que tem como tema, personagens e deuses mitológicos dessas culturas, como bacantes, faunos, libélulas, Afrodite, Venus, entre outros.  
O Serviço Social do Comércio, através do Centro Cultural SESC Boulevard, concebeu este acervo no intuito de torná-lo acessível ao público, e realizar ações de mediação cultural com grupos de estudantes, idosos e professores. Tais atividades são possibilitadas a partir do potencial que o acervo oferece para o desenvolvimento de temas educativos transversais relacionados à história da arte.


 
Imagens: JCSOliveira, set/2013


Galeria Mercúrio



Localizada no térreo e sendo a principal entrada do centro, a Galeria Mercúrio é o cartão de visita do Sesc Boulevard. Sua edificação lhe torna o espaço que melhor expressa a memória arquitetônica do prédio, do qual estão preservados e visíveis, elementos da primeira construção, como arco e parede de contenção em pedra, que datam do final do século XIX. 
Através de esculturas que figuram Mercúrio, deus do comércio na mitologia grega, feitas em  mármore, porcelana e bronze, a galeria representa  a interação entre o universo da arte e do comércio, e reafirma o compromisso do Sesc Boulevard em fomentar atividades que enriqueçam o patrimonio artistico e cultural paraense. Dentre  as peças que compõem Seu acervo, destaca-se a escultura de 2,10 metros, em puro bronze, do escultor Antônio Liboredo; e duas peças do escultor  francês Émile Louis Picault, conhecido por suas obras sobre temas alegóricos e mitológicos.


                                                                                                     

                                                                                                       Galeria Mercúrio


 Mercúrio

Escultura em bronze
Antonio Bettini Liboredo
Séc. XXI, Brasil

Imagens: JCSOliveira, set/2013













Nenhum comentário:

Postar um comentário