REPORTAGEM QUE FAZ A HISTÓRIA DE MOSUEIRO
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Quinta-feira, 14/01/2010, 07h53
Beiradão: linha para Mosqueiro vai à falência
Ônibus sucateados, sem os pneus, com marcas de batidas na lataria. Uma garagem sem energia elétrica. Dois funcionários que não sabem ao certo que rumo tomar. Essa é a imagem que sobrou dos 42 anos de história da empresa Beiradão, que até a última terça-feira operava a linha Belém-Mosqueiro. Ontem, a justiça decretou a falência da empresa, cujos proprietários terão ainda que responder por cerca de R$ 18 milhões em dívidas trabalhistas, fiscais e com fornecedores. “É o abandono total”, diz Adilson Dickson, um dos 25 funcionários que ficou na empresa até sua decretação de falência. Adilson trabalhou durante 12 anos na Beiradão como bilheteiro no guichê da empresa em Mosqueiro. Ele conta que desde abril do ano passado, após o suicídio de um dos sócios da empresa, os salários deixaram de ser pagos regularmente, não houve mais o pagamento de ticket-alimentação e de outros benefícios. Nos últimos meses, os funcionários trabalhavam durante a semana para dividir entre si o lucro do faturamento. “Nós não sabemos onde estão os proprietários, faz tempo que eles não vêm aqui (na garagem da empresa). Quem toma conta é um motorista”. Após a decretação de falência, Adilson quer, pelo menos, que sua carteira de trabalho seja devolvida, para que ele possa dar entrada em um pedido de seguro-desemprego. Situação mais complicada é a do motorista Aldenny Almeida, que trabalhou na Beiradão durante sete anos sem carteira assinada. “Eu era ‘biqueiro’, mas aí pediram minha carteira pra assinar e não devolveram”.
RECUPERAÇÃO
Em março de 2009 a justiça havia instituído um processo de recuperação judicial da Beiradão, que alegou passar por dificuldades financeiras devido à concorrência desleal do transporte alternativo irregular para Mosqueiro. Em junho, a justiça nomeou a contadora Dione Bentes como administradora judicial, e determinou que a empresa apresentasse um Plano de Recuperação em 60 dias. No entanto, segundo o último relatório da administradora, desde agosto de 2009 a empresa não apresentou qualquer prestação de contas. O relatório mostra que, entre outras irregularidades, a empresa recolheu as contribuições previdenciárias dos funcionários, mas não fez o repasse à previdência. Além disso, existem dívidas fiscais com o Estado e com o Município. Também faltou a apresentação de uma relação de funcionários e de suas dívidas com eles, a relação de credores e informações sobre contas bancárias. Juntamente com a declaração de falência, a justiça determinou que a contadora continue como administradora judicial da empresa, agora para fazer um levantamento de patrimônio com vistas à quitação das dívidas. Nenhum dos sócios da empresa foi localizado para comentar o assunto. A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) informou que só se manifestará sobre a falência da empresa após a comunicação oficial, mas que a linha Belém-Mosqueiro continuará sendo realizada por um consórcio de empresas de linha urbana. O diretor de controle da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa), Gilberto Barbosa, informou que dentro do Terminal Rodoviário de Belém está operando desde dezembro passado a empresa Condor, que também opera o transporte para Mosqueiro com tarifa diferenciada. O valor cobrado na passagem dessa empresa é de R$ 7,20, bem mais caro que o preço cobrado pelo transporte da Beiradão, de R$ 5,00. Além dessa empresa, a cooperativa de transporte alternativo Coopetpan também opera transporte para a ilha de dentro do terminal. Como o valor de R$ 7,20 está fora do orçamento, a funcionária pública e moradora de Mosqueiro, Claudete Freitas prefere pagar R$ 2,80 no transporte coletivo. “É um absurdo ter que pagar R$ 7,00 para sair daqui (Mosqueiro) e ir até Belém. Por isso, prefiro usar o transporte alternativo, que cobra bem mais barato pelo mesmo serviço”.
(Diário do Pará)
Comentários Recentes ·
Romerson Wagner Lisboa França disse: Comentário postado em 15/01 Sexta-feira às 00:06h "É uma pena realmente a extinção da Beiradão por toda história dos tempos aureos da Bucólica.Mas vale ressaltar que tudo isto, se deve a má gestão como um todo da empresa, bem como dos sistema de transporte do estado.E" · francivaldo costa disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 21:24h "eu quero saber o que essa linha condor tem que as outras não tem pra ela cobrar 7.20,é uma vergonha." · Antonyo Rafael - Codó - MA disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 18:44h "É lamentável, uma pena, a empresa Beiradão é um símbolo da ilha de Mosqueiro, isso se deve a proliferação de perueiros que sem nenhum tipo de garantia para os passageiros, compete em pé de igualdade com as grandes empresas que fazem de tudo para manter uma linha de ônibus em condições de oferecer conforto aos seus usuários.Esses perueiros, tomam o lugar de grandes empresa de ônibus e não dão nenhuma garantia a seus passageiros, se houver algum tipo de acidente, eles não têm a mínima condição de oferecer uma indenização aos passageiros." · Marcos disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 18:43h "Mesmo o Duciomar dando dinheiro para os empresarios eles ainda tem a cara de pau de pedir falencia, os funcionarios ficaram sem nadae nem vao receber, mas eles estam trocando de carro, comprando imoveis e viajando pelo mundo, o povo tem o q merece, vamos votar 14 ou 13 de novo." · stela disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 18:05h "SÓ TENHO A DIZER QUE A EMPRESA CONDOR ESTÁ CONQUISTANDO SEU ESPAÇO APESAR DE SUA TARIFA COBRADA SER R$7,70 VALE A PENA VOCE VAI COM SEGURANÇA, CONFORTO, ENFIM TEM SEU LADO POSITIVO." · Quaresma disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 17:56h "O tipo de frequência e os alternativos foram os causadores dessa falência, que tb não se preparou para a concorrência e manteve a frota super sucateada, cobrando sempre a mais do que as vans. Agora com o transporte urbano para a ilha a R$ 1,70, foi o xeque mate. POBRE BUCÓLICA!" · Pedro disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 17:31h "Falência! Vá ver a conta bancária dos sócios e de seus familiares.Jogaram soltos por décadas e,com certeza,estão ricos.Se colar,colou!" · Luiz disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 17:06h "Mesmo que o serviço seja excelente, a população não tem como pagar esse valor. É muito alto. Sem condições. O jeito é transporte alternativo mesmo." · jiimy disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 15:44h "A macumba foi forte!!!!!!!!!!" · Dudu disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 15:37h "beiradão sempre foi a identidade em mosqueiro da galera sem carro... concerteza marcou a história das férias de muita gente no pasado..." · Eduardo Cezar disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 15:21h "mt triste isso pq desde qndo aquele fdp do edmilson botou o msm preço da passagem aqui de belem...ACABOU COM MOSQUEIRO E COM A EMPRESA....nas férias so da pivete pq ganham um trocado e vao p la roubar...fora as invasões!!!" · karla Maues disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 15:04h "Se a Beiradão também pudesse cobrar R$-7,70 com certeza prestaria o mesmo serviço da Condor e nao teria ido à falencia. Nao se esta levando em consideração o numero de nao pagantes,a depredação dos veiculo feita pelo proprio usuário, os encargos sociais, e a concorrencia desleal dos perueiros, portanto, o donos da Beiradão fizeram o impossível para salvar a empresa. Quem vai pagar o pato vao ser os mesmo usuários que depredam e aqueles que nao pagam. Quais sao as alternativas para salvar a empresa?" · André Batista disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 14:17h "As pessoas querem andar no ar condicionado, sentados, no conforto, todos relaxados e querem pagar 2,80 ???Não existe tarifa no BRASIL mas barata que essa pelos 70 e poucos Km dessa viajem e sem falar na meia!!! Eu trabalho com Van e sei que esse preço é irreal........ A passagem tinha que ser mesmo R$ 5,00 no mínimo.... R$ 2,80 tem que ir no calor mesmo e no sufocoooo " · Mauro disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 13:37h "É UMA PENA ACABAR ASSIM! QUANDO ERA CRIANÇA MINHA MÃE FALAVA QUE NO FINAL DE SEMANA "VAMOS PRA MOSQUEIRO", E EU LOGO PRIMEIRAMENTE PENSAVA NO ÔNIBUS "BEIRADÃO". PENA MESMO DE CORAÇÃO! " · Rosivaldo Filho disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 13:35h "Quero ver até quando a CONDOR vai aguentar, concorrendo com vãs, kombis e ônibus precários..." · marcelo lobato disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 12:25h "Uma pena ver uma empresa antiga se acabar dessa forma...." · felipe disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 12:22h "Aqueles que defendem o transporte alternativo precisam entender que a concorrência é extremamente desleal. Aqueles que trabalham no transporte alternativo, alegando que "precisam trabalhar pra sustentar família" concorrem de forma desleal, e como consequência destroem empresas históricas, como foi o caso citado acima. Tem mais: além de destruir empresas, desemprega aqueles que trabalham de maneira legal. Eu preferia mil vezes pagar a passagem mais cara do Beiradão, do que ir em vans clandestinas (ou no máximo de "cooperativas") com enfeites de bordel, sigla GDK e motoristas bêbados e loucos...Belém não tem jeito mesmo..." · Jayme disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 12:07h "Esta Arcon não fiscaliza nada, os onibus saem da rodoviária fora do horário, com atraso até de 45 minutos e nada acontece, o Açailandia sai de Parauapebas num onibus sucateado, com atraso, sem ar condicionado para Marabá onde é feito transbordo para outro melhor e a Arcon não existe, quando reclamamos tem que ser por escrito a empresa dá uma desculpa qualquer e els aceitam não investigam para saber a verdade, a Celpa pinta e borda com falta de energia e a Arcon nada, a pouco tempo um transformador próximo a Tamandare pifou seis vezes e a Arcon nada é só cabide de emprego, quando vai fazer fiscalização na Celpa eles avisam dois meses antes e a fiscalização que eles fazem é ver livro de registro de empregado, placas de segurança extintor de incêndio isto por acaso não seria serviço do ministério do Trabalho? enquanto isto tem poste de rua na Manoel Barata com Pde. Eutiquio que esta com base danificada a não sei quantos anos com os ferros para fora e a Arcon nada. A governadora deveria é fechar este orgão ou transformar em departamento da Setran." · Luiz Branco disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 10:51h "É uma pena, culpa da má gestão e da concorrência desleal com os "alternativos piratas". Enfim, vai-se toda uma história de uma empresa que quando eu era criança dizia pra minha saudosa avó, "- Quando eu crescer, quero ser motorista de Beiradão". Outro dia estava eu conversando com meu tio que é nativo da ilha e fizemos planos de ganhar a mega sena da virada e reviver a linha e a empresa inclusive com preço simbólico de passagens. Pena que não passou de utopia, sonhos de pessoas simples, simples como a ilha. " · Victor disse: Comentário postado em 14/01 Quinta-feira às 09:33h "A empresa Condor cobra tarifa de R$ 7,70 para Mosqueiro. Porém o serviço é de extrema qualidade, os funcionários são bastante atenciosos e não viajam passageiros em pé nos ônibus."
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