A CASA NÃO DESABA SOMENTE COM O PANELAÇO EM MOSQUEIRO
APESAR DE SEGURO NUMA FORQUILHA, GIBA ESTÁ BEM PROTEGIDO
Não é à toa que mosqueiro possui divisão política, não é à toa que a população não participa das discussões políticas, assim como não sabe cobrar, cala, sem reclamar, quando tem oportunidade de lutar por melhorias, apesar da presença de diversas lideranças comunitárias locais.
Isso é que vai acontecer com panelaço de mosqueiro, isso é o que será visto no dia 16 do corrente, dia do "Panelaço Fora Giba, atual agente distrital de mosqueiro.
Vejo a boa intenção de grupos isolados, mas, também, enxergo o desinteresse por alguns a esse assunto e, ainda duvido que vá haver mobilização, por parte das lideranças, realmente comprometidas com a insatisfação popular, que venham realmente exigir mudanças administrativas, apesar dos rumores e especulações.
Lembro bem que, tirando as lutas contrárias à emancipação, a segunda maior mobilização, ocorrida em mosqueiro, foi contra a divisão do estado, no ano de 2011. Fora essa mobilização, uma nova campanha está se formando com a aprovação, no dia 15 de julho deste ano,de um Projeto de Lei que permite a criação, fusão e emancipação de novos municípios, incluindo o distrito de Mosqueiro.
No Pará, existem 51 pedidos de emancipação de distritos e três de incorporação e fusão. A Ilha de Mosqueiro, por exemplo, localizada no nordeste do estado é um deles. O projeto ainda precisa ser aprovado por deputados federais e depois sancionado pela Presidente da República, Dilma Rousseff.
O que surpreende, nesse processo de emancipação é que, para ver a viabilidade disso, uma comissão na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) foi criada, sem a participação da população local, e já deu início a estudos para avaliar se os distritos paraenses se enquadram nas exigências para ser tornarem novas cidades. Apesar disso, através desses estudos de viabilidade municipal é que se vai saber quem realmente, como mosqueiro, tem condições de se tornar um novo município”, explica o presidente da Comissão de Divisão Administrativa e Assuntos Municipais, Miro Sanova.
Com tudo isso à vista e com a expectativa de novas decisões, a população de mosqueiro precisa acordar, precisa de melhores esclarecimentos políticos e deverá está bem preparada para as futuras decisões, que já despontam no horizonte, quanto ao que se deseja e aonde se quer chegar.
Juntos por um Mosqueiro Melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário