Altura:
Peso:
Material: Madeira Cedro
Aspecto físico: Nossa Senhora do Ó , foi, é e será Mãe do Infinito.
Dentro do ventre da Virgem Maria estava a Palavra: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jô 1,14). A imagem agora reverenciada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó, apresenta-se estilizada como uma mulher gestante, nos seus últimos dias de gravidez (sua solenidade acontece no dia 12 de dezembro, uma semana antes da festa de Natal), anunciando as alegrias da proximidade do parto.
Eis porque, também dar-se a ela o título de Nossa Senhora da Expectação. Apresenta-se com cabelos longos caídos sobre os ombros num gesto de reverência para com o seu Senhor ao qual se coloca inteiramente disponível para fazer a sua Vontade. “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-me em mim segundo a Vossa Vontade "(Lc 1,38).
Vestimenta: Traje típico de Nossa Senhora, com as cores do manto predominando o dourado com detalhes em branco e pedras preciosas simbolizando a realeza e a pureza do Filho de Deus que ela trouxe em seu ventre; o manto que a envolve na cor zul marinho, lembra a grandiosidade do mar, pois assim é o amor de Deus para com seu povo; a cor vermelha, para simbolizar sacrifício que Jesus ofereceu ao Pai na Cruz, sinal de nossa redenção; a cor azul celeste no seu ante-braço, é para lembrar que a nossa meta é o Céu, destino de todo cristão batizado que segue o seu Filho Jesus.
Sol: o sol está impresso no vestido da Virgem Maria para lembrar que ela trazia em seu ventre, aquele do qual falavam os profetas e o evangelistas São Lucas sobre o Messias: “Levanta-te,resplandece, pois chegou a luz, e a glória do Senhor brilha sobre ti! Sim, as trevas envolvem a terra, e a escuridão os povos, mas sobre ti brilha a luz do Senhor, sua glória sobre ti se manifesta” (Is 60,1-2); “Festeja, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Ai vem o teu rei: ele é justo e vitorioso, humilde,... “(Zc 0,9); “Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, o sol do alto nos visitará,para iluminar os que estão sentados nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos para o caminho da paz.”(Lc 1,78-79).
A imagem não traz a coroa pelo fato de representar a Virgem Maria ainda grávida do Filho de Deus, na terra. A Igreja Católica a coroa como Rainha, após sua Assunção ao Céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário