Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sexta-feira, 6 de julho de 2012

MOSQUEIRO, 117 ANOS DE HISTÓRIA E DE MUDANÇAS


 
Em 117 anos, a ilha do mosqueiro é principal distrito da capital e é um privilégio para a capital possuir em seu território tantas ilhas, baias, rios, igarapés e praias. E é certamente o arquipélago de Mosqueiro, que expressa o caráter de uma cidade constantemente penetrada e fecundada pelas águas amazônicas. E foi nesse distrito que inicou a primeiras ações exploratórias de viajantes em busca do bucolismo que só ali puderam encontrar.
Localizado no golfo Guajarino, integrante de um maior, denominado golfão marajoara, o arquipélago de Mosqueiro é composto por trinta e cinco ilhas. Seu território possui uma área que corresponde à região continental de Belém do Pará, cerca de 220km², o equivalente a 27 mil campos de futebol. Sua população residente gira em torno de 45.000 habitantes.
Por se tratar de um importante balneário, em período de férias escolares sua população chega a alcançar 400.000 pessoas.
A história de Mosqueiro se confunde com a da colonização da Amazônia, particularmente do Estado do Pará e de sua capital. É este arquipélago singular, na fantástica foz do rio Amazonas que vem encantando os viajantes durante séculos. Sendo assim, no século XVII os primeiros navegadores Europeus que aqui chegaram, apontaram para dois aspectos interessantes do ponto de vista histórico da ilha. O primeiro é a denominação da ilha de Santo Antônio e o segundo é o fato da região ser conhecida como a província dos povos indígenas Tupinambá. Habitantes do estuário amazônico, os Tupinambá estavam na região há cerca de 12.000 anos e constituíam uma civilização e uma cultura intimamente ligadas à natureza.
Assim, observamos ainda hoje uma relação íntima do morador da ilha com o seu entorno natural evidenciado por muitas comunidades ribeirinhas, onde a economia extrativista de produtos locais é praticada em seu cotidiano e onde o social se traduz na cultura tradicional de um povo de raiz tupinambá.
 A ilha do Mosqueiro, como distrito administrativo do município de Belém é administrado por um agente municipal, indicado pelo prefeito da capital. O nome "Mosqueiro" é originário da antiga prática do "moqueio", prática de moquear o peixe, pelos indios tupinambás, que habitavam a ilha.
Completando 117 anos a ilha conta uma vasta programação para fazer a diversão dos veranistas que avança pela noite com shows na praça Matriz e com  queima de fogos, numa simbólica homenagem ao aniversário do distrito e abertura oficial da programação oficial de Verão.
 Ainda que com toda essa idade diversos problemas cercam a ilha e vão desde a falta de água à coleta de lixo e abandono.
O Mosqueirense, habitante nativo de mosqueiro, vive os contrastes do dia a dia, os instantes de monotonia e com os problemas dos períodos sazonais que transformam a ilha num magnífico formigueiro, com praias lotadas, trânsito agitado, dificuldades de locomoção e os mais diversos problemas, enfrentados pelas grandes cidades. 
A ilha prepara-se para receber os veranistas nestas férias de julho para juntos compartilharem os momentos de festas.
Feliz Aniversário!!!

Ilha dos amores

janeiro 5, 2011

Esta pintura adorna o salão de entrada do Hotel Farol, e foi feita por um artista chamado Macedo, português que viveu muito anos em Mosqueiro.
 http://sergiobastos.wordpress.com/2011/01/


Belém Tem Disso

janeiro 11, 2011

A tranquilidade de Mosqueiro, um contraste com o caos que se tornou Belém.











Nenhum comentário:

Postar um comentário