Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

INSTITUTO AMPLIAR: O trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes em Mosqueiro

Um levantamento de informações preliminares apontou as crianças e os adolescentes como sendo carentes de lazer, apresentando dificuldades no desempenho escolar, pouca familiaridade com leitura e constituindo-se, muitas delas, como grupo de risco social, por viverem nas barracas das praias de Marahu e Paraíso, onde seus pais moram e trabalham vendendo bebidas e comidas aos veranistas e turistas.

Esse levantamento foi base para o trabalho inicial de dinâmicas feitas nas praias ou nas barracas, nos finais de semana, aproximando as equipes de monitores (bolsistas e voluntários) com as crianças e adolescentes, através de jogos, sensibilização artística e estímulo à leitura.

Esse trabalho preliminar tornou-se crescente, deu muita visibilidade ao Projeto AMPLIAR, passou a exigir merenda, camisetas, material esportivo e escolar. Uma parceria durante alguns meses com a FUNPAPA apoiou bastante o trabalho, através da cessão de instrutores. O Hotel Fazenda Paraíso, situado na orla da Praia do Paraíso, patrocinou integralmente camisetas, merenda e cedeu espaço para festejos do Dia das Crianças. Com o crescimento do número de crianças (o projeto chegou a atender cerca de 80 crianças em dois núcleos, nas praias trabalhadas) tornou-se necessário um espaço mais seguro.

As brincadeiras de salão, cantigas de rodas e montagem de pequenas apresentações culminaram em dois espetáculos: Dona Baratinha (Dia da Criança de 2001) e Dona Pata vai a Praia (dezembro de 2002). Esta última, uma criação coletiva, com texto e música própria, e preocupação ambiental.

A sensibilização ambiental passou a ser centrada na atividade de Leitura da Paisagem, quando os monitores passeiam pela orla com grupos de crianças e adolescentes, estudando os diversos aspectos como tipos de vegetação, áreas conservadas e áreas degradadas pela ação do homem.

Para os adolescentes foram oferecidas palestras seqüenciadas sobre sexualidade, através de Oficinas de Higiene e Saúde. Para essas palestras os monitores buscaram apoio junto aos órgãos públicos de Saúde, que ofereciam materiais, alem de orientação. Essas palestras foram dadas também na Escola de Ensino Fundamental Abelardo Conduru, do Carananduba, com o intuito de atingir um número maior de jovens.

O trabalho com associações

No início da atuação o Projeto Ampliar assessorou a formação de uma nova associação, a ACOMAR-Associação Comunitária do Marahu e estimulou a revitalização da ADMEPP-Associação de Defesa do Meio Ambiente da Praia do Paraíso e CCVPAR- Centro Comunitário do Residencial Vale do Paraíso. Esse trabalho visava fortalecer os poucos interlocutores e permitiu um relacionamento mais estreito com os participantes dessas organizações.

Alem da participação em reuniões, a convite dessas associações, e do apoio constante em suas discussões, várias oficinas foram realizadas no campo do Turismo, Associativismo e Políticas Públicas, e em Arte e Cultura Popular. Um curso de capacitação do SEBRAE foi oferecido a uma turma de barraqueiros sobre Liderança, alem de palestra sobre a Organização dos Negócios.


Os trabalhos acadêmicos

Como resultado acadêmico dessa interação duradoura com as populações ribeirinhas foram defendidos nove TCCs-Trabalhos de Conclusão de Curso, nível de graduação, nas áreas de Sociologia, Geografia e Turismo, de Cursos da Universidade Federal do Pará.

Registra-se também a Dissertação de Mestrado intitulada Tradição e Participação : um estudo de caso na comunidade de Caruaru, Ilha de Mosqueiro, Belém-PA, de Elisângela Passos, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do CFCH da Universidade Federal do Pará. - em maio de 2004, orientada por membro do Instituto. A dissertação aborda as relações de poder e as intrincadas tramas de participação, envolvendo formas religiosas e laços familiares na condução dos destinos da comunidade e nas estratégias de acesso a terra.


O trabalho em parceria com a Agência Distrital de Mosqueiro

A Agência Distrital de Mosqueiro, no segundo mandato do Prefeito Edmilson Rodrigues, propôs algumas ações em parceira com o Instituto AMPLIAR, sendo elas:

-“Seminário de Capacitação para Empreendedores Solidários”, de 17 a 18 de junho de 2003, Hotel Murubira – Ilha de Mosqueiro –Belém-PA;

-“Formação de Cooperativas”, de 22 de janeiro a 04 de abril, no “Praia Bar” e na sede da ALPAC, no Cajueiro, oferecido em duas tardes por semana, atendendo público da Ilha de Mosqueiro, de aproximadamente 30 pessoas, objetivando oferecer alternativas a desempregados, que buscavam trabalho de limpeza pública na Agência Distrital;

-“Colóquio sobre a Ilha do Mosqueiro”, planejado em encontros com equipe que realizou o Diagnostico Sócioeconömico e Ambiental da Zona Rural do Entorno do Parque Ambiental da Ilha de Mosqueiro” e a Prefeitura de Belém, através da sensibilização de várias Secretarias Municipais e execução pela Secretaria Municipal de Planejamento e BELEMTUR. Realizado dia 26 de abril de 2002, Centro de convenções do Hotel Fazenda Paraíso , Ilha de Mosqueiro, Belém -PA.

O Instituto AMPLIAR, em parceria com outras entidades, participou, de 20 a 28 de março de 2004, do I FESTIVAL DAS ÁGUAS, em Mosqueiro.


O trabalho com comunidades do entorno do Parque Municipal de Mosqueiro

Em finais de 2001 e inicio de 2002, o Instituto AMPLIAR participou da equipe que elaborou o Diagnostico Sócioeconömico e Ambiental da Zona Rural do Entorno do Parque Ambiental da Ilha de Mosqueiro, que estudou as populações ribeirinhas do interior da Ilha. A partir deste diagnóstico, o Instituto Ampliar passou a acompanhar os moradores em alguns eventos transformadores de suas realidades, como foram:

- a política ecoturística da BELEMTUR, órgão da Prefeitura Municipal de Belém, com a inauguração da Trilha Olhos d’Água desde 2002, levando turistas no mês de julho;

- a discussão, iniciada em 2003, sobre a implantação de uma Reserva Extrativista na área do Caruaru, (embora a sugestão do Diagnóstico citado fosse a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável) na perspectiva de acompanhar e sensibilizar os moradores e suas lideranças, para serem protagonistas desses processos;

- a formação do grupo de danças típicas, intitulado CARUAIPIM, de iniciativa dos jovens da comunidade, com o apoio do Instituto Ampliar.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa movimentação sendo que mosqueiro apesar de ser Belém se encontra ainda que isolado em relação a ao apoio cultural e cursos de capacitações profissional esse tipo de ação promove um certo ar de nova expectativa para a comunidade.Oferecendo a chance de capacitação sem ter ir para Belém sendo que muitos com aumento de passagem não tem essa condição.
    Mais ainda sim acho que deveria ser mais reforçado a ideia de cursos de nível técnico na ilha de mosqueiro

    ResponderExcluir