Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sábado, 15 de setembro de 2012

CHEGA AO FIM O MONUMENTO EM HOMENAGEM À MAGALHÃES BARATA








 Prezados seguidores deste blog,



Com muita tristeza divulgo as resportagens seguintes, publicadas através do jornal Amazônia dias 11 e 15 do corrente, e Diário do Pará, edição de 23/08/12, ambas trazendo como conteúdo a invasão do monumento que guarda os restos mortais de um personagem que fez parte da história do Estado do Pará: governador Magalhães Barata. 

O conteúdo deste meu trabalho, serve para voltar a alertar a sociedade para os problemas que estão passando nossos monumentos públicos. Tenho afirmado que o descaso e o abandono, por parte das nossas autoridades, tem permitido que os monumentos sejam depredados, placas e letras de bronze sejam arrancadas e bustos de bronze estejam sendo danificados e furtados, por interesse no derretimento e construçao de novas peças ou para atender interesse de colecionadores dessas raridades, as quais fazem parte da nossa história e do nosso Patrimônio Histórico. E por isso, precisam de segurança.

O que aconteceu com o monumento é apenas um entre tantos outros casos que estão sendo registrados em nossa cidade, principalmente nas praças públicas.

José Carlos Oliveira
JCSOliveira_uema@hotmail.com
imagens do autor


"Chapéu do Barata"


                                                          homenagem ao ex-governador


 
 Imagens da Praça da Leitura





 

Recolhidos restos de Barata
 Edição de 15/09/2012

Ossos do ex-governador do estado do Pará foram realojados em urna funerária, no memorial, em São Brás
O Memorial de Magalhães Barata, no bairro São Brás, foi limpo na última quinta-feira, 13. Os restos mortais do ex-governador do Pará foram recolhidos e postos novamente na urna funerária. A Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep) providenciou, ainda, um caixão novo para os restos mortais. O órgão avalia dar outro tipo de finalidade ao monumento.
Uma equipe do cemitério municipal Santa Izabel foi a responsável por guardar os ossos e separá-los do lixo que estava no local. O destino desse material depende, agora, da família de Barata.
Se os descendentes do político optarem por tirar a ossada dali, ela poderá ser levada para o mausoléu da família, no cemitério do bairro Guamá. Nesse caso, a Segep reformará o espaço para que ele seja usado com outro fim. "Não sabemos como vamos fazer, se o locai vai continuar como um Memorial de homenagem à autoridade. Primeiro, esperamos o resultado da perícia para fazer a limpeza e, agora, precisamos ouvir a família. Depois disso, vamos fazer o projeto de revitalização, contratar a empresa e executar as obras. Tudo está sendo feito por etapas", reforça o diretor-geral da Segep, Herbert Almeida.
O espaço foi invadido e vandalizado no último mês. O túmulo de Barata, que foi governador do Pará entre 1943 e 1945 e entre 1956 e 1959, foi violado e os ossos folham espalhados pelo salão. O suspeito está preso e vai responder na Justiça por dano simples. Após 20 dias do ocorrido, o Memorial continuava sem receber manutenção até que, esta semana, o fato foi denunciado na imprensa.
Praça - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) se manifestou ontem, 14, a respeito da praça Princesa Isabel, no bairro Condor. Totalmente abandonada, reduto de ladrões e invadida por uma família sem-teto, o órgão garante que o espaço será revitalizado no ano que vem.
A previsão é que seja instalada, no local, uma academia ao ar livre. O paisagismo deve ser reelaborado, a praça vai receber novas lixeiras e os equipamentos de lazer do playground serão trocados. Ainda não há orçamento fechado para a execução do projeto. A Semma garantiu, ainda, que realiza a manutenção da praça periodicamente.
Fonte: Amazônia Jornal
 http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=609170
Caderno: Cidades - Edição:ANO XII - Nº 4.516

História jogada às traças

Edição de 11/09/2012
 





Violado há 20 dias, memorial magalhães barata, na praça da leitura, sofre com abandono das autoridades
O acúmulo de lixo, a presença de moradores de rua e as árvores mal cuidadas. Esta é a realidade da praça da Leitura, no bairro São Brás. Um reflexo do descaso é a precariedade do Memorial de Magalhães Barata, situado no local. Violado há quase 20 dias, o caixão e também os ossos do ex-governador do Pará sequer foram removidos do espaço. Os restos mortais da autoridade continuam espalhados pelo chão.

O local construído para homenagear a figura histórica está com o teto quebrado. A água da chuva se mistura com os dejetos jogados na parte interior do museu, a exemplo de uma lixeira da prefeitura, molduras de quadros e, ainda, lixo orgânico produzido pelos moradores de rua, como restos de comida e embalagens de alimentos. No final de agosto, as portas do monumento foram arrombadas. O invasor violou o caixão do ex-governador e espalhou os ossos pelo salão. O crânio está desaparecido.
A Polícia Militar do Pará (PM/PA) possui uma guarnição na praça da Leitura, mas os representantes argumentaram, na ocasião, que o patrimônio público municipal deve ser preservado pela Guarda Municipal de Belém (GMB). A corporação, por sua vez, afirmou que não tinha efetivo o suficiente para patrulhar a área em regime permanente.
O diretor-geral da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), pasta responsável pela manutenção do Memorial, Herbert Almeida, afirma que o tapume para impedir a entrada de pessoas já foi providenciado. "Vamos isolar a área para começar uma revitalização", disse, sem precisar o que será feito. "Nós aguardamos o laudo da perícia para mensurar os estragos para, depois, avaliar o que podemos fazer", garantiu, sem estipular prazos para a remoção dos restos mortais do antigo interventor.
História - Edyr Augusto Proença, autor da peça "Barata, pega na chinela e mata", que aborda a trajetória do político e é encenada no Teatro Cuíra, comentou a falta de limpeza do local após a denúncia de depredação. "Isto é uma violência contra a história do Estado praticada pela sua própria administração. Demonstra que o legado e a representatividade de Magalhães Barata são vistos como algo banal por uma parcela da sociedade", declarou o escritor.
O Memorial foi inaugurado em 1989 no governo de Hélio Gueiros. O "Chapéu do Barata", como é conhecido, foi inspirado no acessório que se tornou marca registrada do político. Barata foi interventor federal no Pará entre os anos de 1930 a 1935 e governador do Estado em dois mandatos, de 1943 a 1945 e, ainda, de 1956 a 1959. Quando morreu, estava no exercício do cargo. O interventor é lembrado por promover reuniões com a comunidade no Palácio do Governo, na qual ouvia queixas e demandas do povo.
Abandono - A situação de abandono não é diferente na praça da Leitura, que abriga o Memorial. Na opinião da comerciante Regina Léa, 54 anos, a falta de corte nas árvores precisa ser reparada de imediato pela administração local. "As praças devem ser lugares agradáveis, de contato com o meio ambiente. Mas, do jeito que está hoje, só os moradores de rua ficam aqui e também os passageiros do Terminal", lamentou a senhora.
A feirante Maria do Socorro Andrade Oliveira, 61, reclama do lixo. "Não podemos dizer que tem montanhas de lixos, a culpa é mais das pessoas que jogam. Mas ele vai acumulando. Se estivesse, realmente, limpo, acho que as pessoas teriam vergonha de sujar", opinou. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) comunicou, por meio da assessoria de imprensa, que fará uma ação de paisagismo no local ainda esta semana.

Fonte: Amazônia Jornal
 http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=609170
Caderno: Cidades - Edição:ANO XII - Nº 4.516



Chapéu do Barata foi arrombado em São Brás

Quinta-Feira, 23/08/2012, 03:18:29 - Atualizado em 23/08/2012, 04:13:40
Chapéu do Barata foi arrombado em São Brás (Foto: Daniel Pinto)
(Foto: Daniel Pinto)
Inaugurado em 1989 pelo então governador Hélio Gueiros como uma homenagem a um dos políticos mais notórios da história política do estado, o memorial Magalhães Barata, o famoso “Chapéu do Barata”, amanheceu depredado ontem. O local foi arrombado e teve uma porta de vidro quebrada. O invasor violou a tumba do ex-governador, abriu o caixão e espalhou os restos mortais pelo salão.
Uma equipe da guarda municipal que fazia a ronda na praça por volta das nove horas da manhã percebeu o arrombamento e prendeu o invasor, que foi conduzido à seccional de São Brás onde foi autuado.
Situado ao lado de um posto móvel da Polícia Militar, o monumento turístico foi arrombado sem que ninguém percebesse. O Cabo Elias Flávio, que cumpria plantão no posto, afirmou que outra guarnição trabalhava no turno em que ocorreu o ataque e por isso não sabia informar se eles tomaram conhecimento da invasão. Ele afirma, que a responsabilidade de proteger o prédio não é da Polícia Militar, mas sim da Guarda Municipal. O subcomandante Daílton, chefe das equipes de ronda da GBel, confirmou que o posto da praça foi extinto por falta de efetivo. Mas que a responsabilidade de proteção do memorial é da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão - Segep. “A Segep não tem responsabilidade sobre a segurança da praça, essa é incumbência da GBel” afirmou a assessoria da Segep.
(Diário do Pará)
Fonte:  http://www.diarioonline.com.br/noticia-216175-chapeu-do-barata-foi-arrombado-em-sao-bras.html




Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, ótimo conteúdo, irei usar com meus alunos e mostrar a matéria dessa época com os dias atuais em 2015.

    ResponderExcluir