Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ENCERRA PRAZO DE SEIS MESES DADO PELA JUSTIÇA PARA RECUPERAÇÃO EM ESGOTO DE MOSQUEIRO

11/09/2013 17h59 - Atualizado em 11/09/2013 18h03
Justiça determina prazo para melhoria de serviço sanitário no Pará
Prefeitura terá que fazer serviços de recuperação em esgoto de Mosqueiro.
Governo municipal terá seis meses para melhorar o serviço.

Do G1 PA
Comente agora

Prefeitura terá prazo de 60 dias para melhorar esgoto sanitário em Mosqueiro (Foto: Fernando Araujo/ O Liberal)
A Justiça Federal estabeleceu o prazo de seis meses para que a prefeitura de Belém adote providências para recuperar o sistema de esgotamento sanitário do distrito de Mosqueiro, um dos principais balneários do Pará, situado a 70 quilômetros da capital paraense. A sentença foi assinada na última terça-feira (10) pelo juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, da 9ª Vara.
A decisão obriga a prefeitura a recuperar o leito de filtragem e tanques das estações de tratamento de esgoto, assim como reforçar as estruturas nos pontos em que houve enfraquecimento e infiltração por erosão. Além disso, nos seis meses previstos na sentença, a prefeitura também deverá recuperar os abrigos de todos os equipamentos eletromecânicos, providenciar vigilância para prevenir furtos e danos nos equipamentos e implementar um programa regular de educação, com campanhas informativas, orientando a população sobre procedimentos que evitem a poluição das áreas afetadas.
Em caso de descumprimento da ordem, o prefeito de Belém e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) ficarão sujeitos ao pagamento de multa diária de R$ 5 mil.
Mariene Alves é moradora do distrito de Mosqueiro e conta que a falta de saneamento básico no local é um problema que permanece há anos. “Sempre foi assim. Na época de eleição os candidatos vêm aqui e prometem resolver a situação, mas só fica na promessa e nunca melhoram nada”, relata.
Além das ruas esburacadas, sem asfalto, e repleta de valas, os moradores do distrito ainda precisam conviver com o acúmulo de lixo que contribui com a poluição da área. “Não tem uma coleta regular. No começo, distribuíram um cronograma da coleta e ficamos até felizes com a iniciativa, mas não cumprem essa meta”, afirma Mariene.
No ano 2007, engenheiros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), denunciaram que o escoamento de parte do esgoto sanitário de Mosqueiro estava sendo feito diretamente nas praias fluviais da ilha. Em 2011, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para apurar o caso.
Para o juiz Arthur Chaves, a falta de investimentos no sistema de esgotamento da ilha tem contribuído para o lançamento de dejetos na rede de drenagem, praias e rios que compõem a ilha. “Além dos riscos à saúde das pessoas da comunidade local e visitantes do balneário, sérios danos ambientais a merecer a devida reprimenda dos órgãos de controle dos atos da Administração”, destaca Chaves.
Ainda de acordo com o juiz, desde a denúncia dos engenheiros do Ibama em 2007, nada foi feito por parte da prefeitura e Saeb para recuperar o sistema e evitar a o despejo de sujeira nos rios e praias da ilha.
tópicos:

·         Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário