Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CAMINHADA PELA PAZ REUNIU MAIS DE 400 PESSOAS EM MOSQUEIRO

Sob chuva fina, caminhada pede paz

Caso patrick
Manifestação pacífica reuniu cerca de 400 pessoas nas ruas de Mosqueiro

Aproximadamente 400 pessoas participaram, ontem pela manhã, da caminhada pela paz em Mosqueiro. O ato, pacífico, lembrou o assassinato do adolescente Patrick Botelho da Silva, de 16 anos, morto, na semana passada, naquela ilha. Familiares, amigos e representantes de outros segmentos sociais de Mosqueiro participaram da caminhada, que durou uma hora e meia e terminou com a celebração de uma missa, na igreja de Nossa Senhora do Ó.
Vestindo camisas brancas, muitas das quais com a foto do adolescente, e portando cartazes pedindo paz, justilça e o fim da violência, as pessoas se concentraram na igreja do Chapéu Virado, onde, após algumas orações, seguiram em caminhada. Pai do jovem, o soldador Agnaldo Lopes da Silva disse que, todo dia, se pergunta qual a razão de seu filho ter sido assassinado. Segundo ele, por enquanto, a Polícia nada está divulgando, pois o caso é investigado em segredo.
No entanto, Agnaldo afirmou que, por volta das 7 horas da manhã de ontem, uma hora antes do começo da caminhada, conversou, por telefone, com o diretor da Seccional de Mosqueiro, delegado Nilton Neves. "Ele estava confiante de que, hoje (ontem), iria nos dar boas notícias", afirmou. Agnaldo disse que não quis olhar o laudo da necropsia feita no corpo de seu filho, não podendo, portanto, confirmar se, de fato, o jovem foi vítima de violência sexual, conforme apontam as primeiras informações repassadas à família.

 http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=251&codigo=579576







 Imagens da caminhada
Fonte: O Liberal





Ato pediu paz e justiça em Mosqueiro

Segunda-Feira, 27/02/2012, 03:22:49 - Atualizado em 27/02/2012, 18:42:37
Tamanho da fonte: A- A+
Ato pediu paz e justiça em Mosqueiro (Foto: Thiago Araújo)
(Foto: Thiago Araújo)
Alegre, carismático, companheiro. O garoto que dedicou a juventude ao catolicismo frequentava a paróquia de Nossa Senhora do Ó em Mosqueiro, era querido por todos e deixou saudades. O adolescente, de apenas 16 anos foi assassinado a facadas, na segunda-feira de Carnaval (20/02) na Praia Grande, no distrito de Belém. Nada na personalidade do rapaz remete à barbárie a que foi submetido antes de morrer. A crueldade do crime chocou a população, que clama por paz.
Paz é o que pede o distrito. Ainda na entrada, feita com arbustos na rotatória, a palavra está escrita três vezes. Na cidade, as ruas foram tomadas pelas quase 500 pessoas que participaram da caminhada que ontem pela manhã lembrou a morte. Rezavam baixinho enquanto percorriam o caminho até a igreja matriz, em comoção.
O jovem estava ali, estampando as camisetas brancas distribuídas a amigos e parentes. Sorridente na foto, ele apareciavestindo branco com um crucifixo no peito. A, homenagem se completava com as mensagem “lembrar da pessoa que partiu preenche a tristeza da ausência com o calor da recordação de tudo que construiu”. E aos 16 ele parece ter construído muito.
Uma procissão formada principalmente por jovens e crianças seguia silenciosa pelas ruas da “Ilha do Amor”. Nas três paradas, os protestos vinham em forma de orações em frente à delegacia, ao quartel da Polícia Militar e da casa da avó de Patrick. Lágrimas brotavam nos rostos de adolescentes. A tristeza pela perda do amigo, do vizinho e da juventude revolta os moradores.
Lágrimas nos olhos verdes de Aílton Almeida, 15. O jovem que chegou a frequentar a igreja junto com Patrick lembra do rapaz com carinho. “Ele adorava a igreja. Era a vida dele”. O crime inexplicável comove Aílton, que pensa nas crianças da paróquia de Nossa Senhora do Ó, onde Patrick se transformava no palhaço Tio Caneludo e alegrava as noites de domingo no salão paroquial. “Ninguém sabe como explicar para elas [crianças] que o Tio Caneludo não vai mais, nunca mais, estar no salão paroquial”.
A chegada à igreja Matriz, os participantes se uniram em um círculo. De mãos dadas eles rezaram e clamaram pelo fim da violência. “Chega de violência, queremos respeito à vida, queremos paz”, bradavam em coro. Já na igreja, a missa de sétimo dia foi marcada por homenagens de amigos e colegas da própria igreja.
O olhar inconsolável de Aguinaldo Silva denunciava a dor e o sofrimento do pai, que viu o filho agonizar e pedir justiça. Com a cabeça entre as mãos, ele mal tinha forças para seguir o rito, e permaneceu sentado a maior parte do tempo. “Minha única esperança é que a justiça seja feita, é só nisso que eu penso”, disse Aguinaldo.
O pedido de justiça é o que une o casal que, no dia 16 de fevereiro de 1996 deu a luz ao garoto, e perdeu o filho quatro dias depois do aniversário de 16 anos dele. Divorciados, os pais sentaram em bancos diferentes, mas o abraço entre eles pareceu ser a tentativa de consolar um ao outro pela perda do filho que um dia já os uniu. Mas é a dor que, agora, os coloca juntos outra vez.
Serena, a mãe do adolescente olhava fixamente para o teto, como se o que visse estivesse além da morada de Nossa Senhora do Ó, a quem o filho era fiel devoto. Enquanto ouvia os depoimentos ela concordava com as histórias que eram contadas sobre o rapaz, e chorou calada, sussurrando vez ou outra o nome do filho. “Eu já falei muito mal de Deus, maldizia, mas agora... Eu sei que Deus queria meu filho junto dele, ele era bom, e sei que quando ele estava lá... quando ele estava lá, Deus carregou ele no colo, e o levou para junto dele”, desabafou Cliviane Botelho, num pranto dolorido e comovente, apertando a mesma cruz que o garoto usara na foto, estampada no peito dela e das centenas de participantes.
O CASO BARBÁRIE
O adolescente foi encontrado ainda com vida, esfaqueado, amordaçado e amarrado com as próprias roupas na última segunda, próximo à Praia Grande, em Mosqueiro. Possivelmente violentado, apresentava também seis perfurações e marcas de pneus no tórax. Socorrido e levado ao hospital do distrito, foi transferido ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, onde não resistiu.  (Diário do Pará)
 http://www.diarioonline.com.br/noticia-189540-ato-pediu-paz-e-justica-em-mosqueiro.html

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

OS PROBLEMAS DO BRT DO DUDU

Quero morar na maquete eletrônica do Duciomar

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Nesta Quaresma vou fazer um pedido. Quero morar nas maquetes eletrônicas exibidas pelo prefeito Duciomar Costa para ganhar eleições. Veja as duas maquetes acima. Uma é a do BRT Belém e a outra é a do Portal da Amzônia.

Na eleição passada ele anunciou que faria um obra de duas pistas, indo da Tamandaré até a Universidade Federal do Pará. A obra contemplava equipamentos turísticos, de lazer e esportes, tudo com vista para o poderoso Rio Guamá. A maquete eletrônica era muito bonita.

Empolgados, acreditamos e Duciomar foi reeleito. Passado quase quatro anos, as obras são diferentes da maquete apresentada e estão pela metade, apenas dois quilômetros, até a altura da Mundurucus, ficarão prontos.

Sem dar conta de terminar as obras que anunciou, deixando para trás outras promessas de campanha descumprida, Duciomar apresenta agora outra maqueta eletrônica, a do BRT Belém, mas na cara de pau avisa que tem dinheiro apenas para tocar a obra até o final de seu mandato e depois o próximo prefeito e a cidade que fiquem com as heranças malditas deixada pelo perfeito "bicho do mato".

As maquetes que Duciomar apresenta são criminosas, mas o TCM e o MPE ainda não tiveram tempo de analisar o delito, compreendo, são muitos processos para poucos conselheiros e promotores. Vou aguardar a manifestação do órgão ministerial na ação que o PV e a UGT estão movendo para paralisar este descalabro. Enquanto isso não acontece, sonho em morar na maquete.


Carnaval mostra a diversidade brasileira

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

0 comentários
De Sul ao Norte, toda a nação brasileira se entrega a maior festa à diversidade nacional unida apenas pelas raízes indígenas e africanas. Em cada canto deste país uma maneira própria de brincar e extravasar emoções, mostrando que viemos de cantos e caminhadas diferentes para criar uma nação forte, com um povo alegre.

O Rio de sambas e batucadas. A Bahia com "h" e raízes africanas na dança, na festa, na adoração. Pernambuco dos frevos. São Luiz do bumbar e dos cultos ao sebastianismo. O Pará com seus carimbó e bregas. Todos, acrescentando seus ritmos e suas manias, vão construindo uma colcha de belos retalhos coloridos da cultura nacional.

Em Bragança, onde passo o carnaval, o povo tem o que acrescentar à construção cultural nacional. Aqui, e só aqui, o carnaval para enquanto o Padre celebra a Santa Missa. Os foliões bragantinos consideram carnaval apenas a terça-feira e neste dia brinca nos blocos, na Escola e não largam a garrafa de cajuaçu, uma bebida feita a base de suco de um caju pequeno e vermelho, mas que dá um porre federal.
O PV lançou neste carnaval uma campanha nacional apelando para o respeito a diversidade, ameaçada por campanhas falso-moralistas derivadas de culturas alienígenas. O Brasil é bonito porque é diverso e sendo diversos. Viva o povo brasileiro, viva o carnaval.

PV e UGT pedem na Justiça a paralisação do BRT de Duciomar

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

0 comentários

O Partido Verde e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) protocolaram há pouco Ação de Exibição de Documentos, com pedido de liminar, para obrigar a Prefeitura de Belém a liberar o acesso à documentação do projeto de BRT – Bus Rapid Transit, ou ônibus rápido – previsto para se estender de São Braz a Icoaraci.
Leia no Blog A Perereca da Vizinha

O PV quer cidades sustentáveis

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

0 comentários

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

 


No BRT, o “T” é de trambique?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

  Será que este projeto BRT é mais um Trambique que querem aplicar na população ordeira e pacífica de Belém? Eu não quero ofender ninguém, mas são tantas as perguntas sem respostas que me veio a indagação.
A ciclovia, por onde passam cerca de dez mil ciclistas todos os dias, vindos de todos os pontos da cidade, direto para trabalhar em supermercados e obras de construções civis, vai ser arrancada do meio da Almirante Barroso e o prefeito não diz para onde vai desloca-la. será que vai adotar uma ciclofaixa nas laterais e deixar os ciclistas expostos a carros estacionados em fila dupla?
A Almirante Barroso dispõe de um corredor de árvores no centro da pista, onde recentemente foram plantados ipês roxos e amarelos para substituir as velas acácias, esta arborização será arrancada para dar lugar as obras do BRT e o projeto não prevê alternativas para o conforto térmico de uma das vias mais quentes de Belém. Isto não é frescura, é qualidade de vida.
A integração da região metropolitana vai ficar prejudicada pelo BRT uma vez que o Prefeito não se entende com o Governo do Estado e nem conversou com os prefeitos da região metropolitana. Os ônibus que trazem os belemenses de Mosqueiro ou os moradores de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara vão ficar impedidos de circular na Almirante Barrosos?
Quem vai operar o novo transporte através do BRT? Como vai ser a composição tarifária desse sistema? O custo das obras vão ser pagos pela população ou vai ser custeado pelo lucro dos empresários que vão expolorar o sistema?
A licitação para construção do BRT começou com 17 empresas, 16 estranhamente desistiram e apenas uma, a Andrade Gutierrez, restou para ser proclamada vencedora, conforme foi anunciado pelo Jornal Diário do Pará. Isto não vai ser esclarecido?
A obra deveria começar por Icoaraci, mas o prefeito Duciomar, pensando que todos somos bobos e visualizando o efeito eleitoral, iniciou os trabalhos pelo Entroncamento. Além disso, está exibindo uma peça de ficção como propaganda governamental, algo completamente arbitrário e ilegal. Será que os órgãos de fiscalização não vão tomar providências.
O PV e a UGT estudam entrar com uma ação para paralisar estas obras, queremos a imediata suspensação também da propaganda ilegal feita com uma animação fictícia e a realizações de debates sérios e científicos que respondam as indagações e nos dê segurança que estamos no caminho certo para por fim ao caos no transito, problema tardiamente admitido pelo Prefeito Duciomar, que se elegeu combatendo os engarrafamentos e a indústria da multa.

O BRT, quem pagará a conta?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

  
Você já assistiu a propaganda abusiva que a Prefeitura de Belém vem exibindo em horário nobre da televisão e na qual mostra a milagrosa e cara solução para o tráfego e trânsito de Belém, mal-copiada de Curitiba?

A realidade mostrada na propaganda é o caos em que se transformou o trânsito e o tráfego da nossa Cidade, causado pela falta de planejamento e por desobediência ao Plano Diretor Urbano. A ficção é uma animação eletrônica, igual tantas outras já usadas para vencer duas eleições.

Na propaganda o Prefeito Duciomar mostrar, eletronicamente, um sistema de transporte por ônibus articulados, correndo numa canaleta exclusiva no meio da via. O que a propaganda não mostra é que a brincadeira custará mais de 400 milhões pagos por nós cidadãos. A propaganda não fala como o sistema se integrará a outras modalidades de transportes. A propaganda não mostra como ficará a ciclovia da Almirante Barros. A propaganda não mostra em que prazo está obra ficará pronta. A propaganda não mostra o impacto ambiental do novo sistema.

Se não bastasse todas as lacunas apontadas, a propaganda da prefeitura não diz o principal, quem e como será administrado este sistema depois que ficar pronto. Quanto custará a tarifa para os passageiros e outros detalhes muito importante para o futuro da nossa Belém. Os ricos empresários de transportes públicos está calados porque vão ganhar muito dinheiro a nossas custas.

Duciomar gastou uma fortuna do nosso dinheiro para construir o complexo do Entroncamento dizendo que era a solução para o trânsito e não funcionou. Esbanjou outra fortuna para construir uma passarela salvadora e não funcionou. Agora vem o tal BRT, será que vai funcionar? Sem debate, sem transparência acredito que seremos vitima de mais um engodo desta administração catastrófica que se apoderou de Belém.

Alguém pode barrar esta loucura? A Câmara Municipal é formada por uma maioria de vereadores que sempre defendem os seus próprios interesses e não o da população. O Ministério Público é o único órgão capaz de nos defender e apurar as ilegalidades de Duciomar.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Belém: Blocos, folia e animação no carnaval de Mosqueiro

Fonte: Prefeitura de Belém
 
Texto e Fotos: Lauro Lima
Sete blocos fizeram a festa no distrito de Mosqueiro neste sábado, 18. A folia na ilha ficou por conta dos arrastões dos Paparazis, Tô Na Onda, União da Ilha, Passeio, Tira o Dedo Daí, As Sapa Tão na Folia e Camarão na Folia. A programação da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), através da Agencia Distrital de Mosqueiro, reuniu 10 mil pessoas numa festa de muita animação.
O carnaval das famílias pôde ser aproveitado por Ian Nunes, de 7 anos. Ele que aproveitou toda a animação do Bloco Tô na Onda, teve tempo e disposição de sobra para retornar até a concentração para aproveitar também o Bloco União da Ilha. “Ele com certeza não vai cansar tão fácil. Agora depende muito mais de mim. Se eu tiver forças ainda volto com ele no último bloco da noite”, contou Oscar Nunes, pai de Ian.
Para a técnica em contabilidade Eva Freitas, a festa na ilha está apenas começando. Ela diz que este sábado serviu de aquecimento para o desfile das escolas de samba que acontece neste domingo. “Trabalho o ano inteiro, mas quando chega esta época de carnaval não tem jeito. Venho com toda minha família pra Mosqueiro porque aqui tem essa alegria bacana e tem a praia também pra pegar um brozeado”, disse.
Mas como o sol de carnaval nem sempre marca presença, ela e a família já têm outros planos para curtir o dia. “Se de dia estiver chovendo agente fica lá na barraca comendo um peixe com camarão. Se chover durante a noite, não tem jeito: viremos curtir o carnaval de baixo de chuva mesmo”, antecipou.
Ivan Santos, agente distrital de Mosqueiro, conta que a ilha tem se preparado para receber não só o folião do carnaval. “Aqui o visitante tem estrutura garantida o ano inteiro. Restaurantes, farmácias, supermercados e uma gente sempre alegre e festiva. Todo turista aqui é bem vindo e bem recebido” ressaltou.
Neste domingo as Escolas de Samba desfilam a partir das 17h. Depois a animação fica por conta do Baile de Máscaras, onde será feita a escolha da melhor fantasia. Tem também bandinha de fanfarra e show musical com a Banda TDB.
Na segunda-feira, tem Parada Carnavalesca na Praia do Chapéu Virado. Da Av. Beira Mar sai o desfile de Blocos “A”. Também na segunda, acontece o Concurso Musa Gay que promete animar ainda mais a ilha. Em seguida tem show musical com Bandinha de Fanfarra, Bruno Andrade & Armandinho.
Terça-feira terá desfile de blocos e escolas de samba, concurso de “Drag Queen” e shows musicais.

BARBÁRIE EM MOSQUEIRO




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ACIDENTE COM MICRO-ÔNIBUS DA LINHA BELÉM-MOSQUEIRO



Uma colisão entre um caminhão baú e um ônibus deixou 11 pessoas feridas e uma morta, na manhã desta quinta-feira (16), na rodovia BR-316, em Marituba, região metropolitana de Belém.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta das 8h da manhã, no km 15 da rodovia, no sentido de entrada de Marituba. 'A carreta tentava dar o retorno, quando o ônibus bateu nela', explicou o PRF Gilvandro. Ainda segundo o PRF, o ônibus fazia a linha para Mosqueiro.

Imagens ORM

16/02/12