Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ônibus escolar garante acesso a estudantes de Mosqueiro

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ônibus escolar garante acesso a estudantes de Mosqueiro

Com a aquisição de dois ônibus escolares, de 31 lugares cada, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) garante o acesso de estudantes do assentamento Paulo Fontelles e das comunidades ao longo da rodovia que dá acesso à Baia do Sol, na Ilha de Mosqueiro. O objetivo do investimento é diminuir o alto índice de evasão escolar e proporcionar segurança aos estudantes.

O ônibus escolar percorre áreas de difícil acesso, atravessando pontes, terrenos alagados e leva os alunos às escolas municipais Ângelo Nascimento, Maroja Neto e Abel Martins. Ao término dos horários de aula, o veículo traz de volta para casa, 80 crianças e adolescentes, divididos em três turnos.

Desde que o ônibus passou a circular diariamente, Ariele Cristina da Costa, de 22 anos, moradora do assentamento Paulo Fontelles, pôde, enfim, ter sossego para cuidar dos afazeres da casa enquanto seu marido viaja. Antes disso, ela tinha que correr atrás de um meio de levar dois de seus quatro filhos à escola. Os pequenos Miguel Victor, de 6 anos, e Marcos Vinicius, de 4 anos, tinham de pagar por transporte alternativo, gastando mensalmente R$ 50 reais cada.

“Dava muita pena ver meus filhos apinhados numa mesma bicicleta, com mais duas crianças”, desabafa Ariele, que hoje respira aliviada. “Agora, tá tudo muito legal. É gostoso andar nesse ônibus”, conta o empolgado Miguel Victor.

O investimento é resultado da parceria entre Prefeitura de Belém e a comunidade local, que em janeiro desse ano encaminhou à Semec, através do líder da Pastoral da Criança em Mosqueiro, Emanoel Ferreira, um documento com 60 assinaturas de mães pedindo o serviço de transporte escolar para as crianças da ilha. Os técnicos da Semec levantaram a viabilidade de implantação e, em junho, a secretária municipal de Educação, Therezinha Gueiros, liberou o ônibus para localidade.


Texto: José Luis Miranda

Fotos: Comus/Divulgação
Materia publicada no blog:
http://jornalcorreiojurunense.blogspot.com/2011/08/onibus-escolar-garante-acesso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário