Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MOSQUEIRENSE PRESENTE NO SEMINÁRIO SOBRE MOBILIDADE URBANA


Conforme divulgação, nos dias 07 e 08 do corrente, foi realizado no Auditório do MP/PA o Seminário e Fórum sobre Mobilidade Urbana, sem a participação de representantes do órgão publico de mosqueiro, para debater temas como planejamento, qualidade e controle dos serviços de transporte público, mobilidade (as obrigações e estratégias do estado e do município) e as ações do Ministério Público em defesa da mobilidade urbana. 
No dia 07/11, ocorreram duas palestras: A primeira, sobre Planejamento, Qualidade e Controle dos Serviços de Transporte Público (palestrante Dra. Yakedo Yamashida) e a segunda, sobre a Importância da Integração na Gestão da Políticas Públicas (palestrante Dr.Ronaldo Guimarães Gouvêa). 
No dia 08/11 ocorreram mais duas palestras sobre Mobilidade: obrigações e estratégias do Estado e do Município e sobre Ações do MP em defesa da Mobilidade Urbana.
Às 16h00 ocorreu a Audiência Pública CICLOVIAS, na qual tive a oportunidade de defender o tema, apresentando o Abaixo Assinado sobre a necessidade de ciclovia entre o Ariramba e a Vila, a necessidade de sinalização na ponte Sebastião Oliveira e a melhoria do acostamento da rodovia Belém-Mosqueiro, como medida de segurança para os ciclistas.
A audiência pública sobre ciclovias foi bastante salutar e teve resultados positivos, presidida pelo promotor de Justiça Raimundo de Jesus Coelho de Moraes, e a participação do sr. Francinário, representante da SEMOB e do sr. Cid, da Bike Belém, entre outros.











Imagens: JCSOliveira_uema@hotmail.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MINHA PARTICIPAÇÃO NO I FÓRUM PARAENSE DE TECNOLOGIA SOCIAIS


 I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais
"Seminário de Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia como Tecnologia Social"
Data de realização: de 23/10 a 25/10/13 - Hangar


No Pará, mais da metade dos seus 144 municípios não possuem tratamento de água distribuída à população. O cenário amazônico força a proposição de alternativas que garantam o acesso digno à água de qualidade.Alternativas tecnológicas voltadas para captação de águas pluviais buscam diminuir o contraste entre a abundância e a escassez de água na região amazônica. 

Por meio do projeto "Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais", Secti e Seas trabalham juntas para implantar 800 sistemas de águas pluviais em comunidades da zona rural paraense.







No 1º dia de realização do I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, tive a oportunidade visitar o stand em memória de Vicente Salles: um desbravador da cultura paraense. Nascido em 1931, na Vila de Caripi do município de Igarapé-Açu, Vicente Salles ajudou a preencher lacunas na bibliografia sobre o povo e a cultura do Pará, graças à sua atuação como pesquisador, antropólogo, historiador, folclorista e jornalista.

Na década de 90, Vicente Salles doou seu acervo ao Museu da UFPA, que organizou a Coleção Vicente Salles - referência em pesquisa sobre o folclore amazônida. Vale a pena visitar!





Ainda durante a realização do I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, visitei o stand do grupo Iara Agroecológico, da Ufra, expondo trabalhos horta suspensa com a utilização de garrafas PETS, horta caseira, criação de abelhas e minhocas.






quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DECORAÇÕES E HOMENAGENS À NOSSA SRA DE NAZARÉ TOMAM CONTA DAS RUAS DE BELÉM

08/10/2013 07h06 - Atualizado em 08/10/2013 07h53

221ª edição do Círio de Nazaré é aberta oficialmente em Belém

Evento será realizado nesta terça-feira, 8, na Casa de Plácido.

 221º Círio de Nazaré, que traz como tema “A Igreja em oração, unida a Maria, mãe de Jesus”. Essa semana, que antecede o segundo domingo de outubro, é especial para os católicos paraenses, que decoram os lares e as ruas de Belém para a quadra nazarena. A partir desta terça será realizada uma série de procissões e eventos em homenagem à padroeira na Grande Belém.





BURACOS NA ESTRADA BELÉM-MOSQUEIRO COLOCA EM RISCO A VIDA DE CONDUTORES E PASSAGEIROS

RISCO DE VIDA NA ESTRADA BELÉM-MOSQUEIRO
É preciso muito atenção para evitar acidente fatal.
Buracos na estrada de mosqueiro colocam em risco a vida de condutores e passageiros.
Compartilhe esta mensagem e vamos passar o círio com segurança e vivos.







EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA REÚNE FOTOGRÁFOS EM MOSQUEIRO


Nos dias 07 e 08/12/13, estará sendo realizada na praça Matriz, na Vila, a exposição fotográfica intitulada "Mosqueiro, o meu Paraíso o Ano Inteiro", tendo a frente José Carlos Oliveira, organizador do evento, que reunirá, com a participação de convidados locais, mais de 30 imagens, em estilo banner, medindo 30x40CM.






quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PEDIDO SOLIDÁRIO_VAMOS AJUDAR

 Minha gente, o Joel constituiu uma família sólida e com muito sacrifício ensinou e educou seus filhos, com amor,solidariedade, respeito, dignidade e honestidade.
Infelizmente, uma doença na próstata, está mostrando que afora tudo isso que ensinou aos filhos, uma decisão tardia por parte do governo o está tirando a vida lentamente e mantendo-o acamado em um leito de hospital. A falta de respeito e de dignidade com o ser humano, em atender o medicamento (ZYTIGA® (abiraterone acetate), necessário e urgente para o imediato tratamento, está demorando, por culpa da burocracia e pelo preço em mais R$ 11 mil reais. Apesar de uma medida judicial, para receber o medicamento, ainda assim continua sem uma definição e, cada vez mais, o tempo de vida está ficando menor. É preciso amor, apoio, oração e solidariedade. Vejo que a nossa saúde está por um fio e, o que percebemos é que, para o governo, de pouco ou nada vale a vida de um trabalhador, de um chefe de família. Alguém de vocês tem esse medicamento, mesmo amostra grátis? Vamos ajudar! Compartilhe com os amigos. - com Karla Karine.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AONDE DESCARTAR O LIXO ELETRÔNICO EM SÃO PAULO

mar
2010

Site aponta onde descartar lixo eletrônico em São Paulo

Por Bruno Rezende.

A partir desta semana os moradores do Estado de São Paulo podem contar com uma ótima ferramenta que aponta ao consumidor o local mais próximo para fazer o descarte do seu lixo eletrônico. O projeto E-lixo Maps, desenvolvido numa parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta, facilita o acesso das pessoas aos locais que coletam e/ou reciclam o “e-lixo”. Este projeto associa a plataforma do Google Maps com um Banco de Dados dos postos de coleta de “e-lixo” em São Paulo. Dessa forma, a informação fica disponível e pode ser visualizada facilmente.

O funcionamento do site é bem simples, basta inserir o CEP e o tipo de “e-lixo” que você precisa descartar para ele apontar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo eletrônico. Além disso, o site abre espaço para que outros estabelecimentos participem do projeto.

O endereço do site é: www.e-lixo.org

Alguns exemplos de e-lixo: pilhas, baterias, computadores, televisores, rádios, celulares, carregadores, CD’s, DVD’s, lâmpadas fluorescentes.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

BANCÁRIOS CONTINUAM PARADOS E BANCOS SEM ATENDIMENTO


Bancários continuam parados





  Desde o dia 19/09 os bancários continuam em greve e continuam mantendo o movimento, conforme decisão ocorrida na assembleia na sede do Sindicato e continuam aguardando a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para negociação.
  Em Belém mais de 80% das agências estão fechadas e todas as agências estão com o serviço de caixa eletrônico funcionando normalmente.












domingo, 22 de setembro de 2013

O TEMPO E A ESPERANÇA DO ENTRONCAMENTO


O que parecia ser fácil de resolver, à primeira vista, virou um problema para a população de Belém e já se vão, somente nesta nova alteração de projeto, mais de um ano e ainda estão previstas mudanças, desvios de trafegabilidade, retornos, fechamentos de vias, túnel, além da criação de vias alternativas para amenizar os problemas do local.
Enfim, o que pode ser chamado de problema tem sido considerado como dias de esperança e adaptação pelos usuários de coletivos que transitam pelo área do bairro do Entroncamento. Sem falar, que trabalhadores e estudantes que são os mais prejudicados, cercados pelas mais diversas dificuldades, que vão desde paralisações dos coletivos e atrasos decorrentes do tempo que levam para chegar aos seus locais de trabalho, escolas e faculdades.
É preciso muita paciência para superar e suportar essas dificuldades!

Hoje, (22/09/2013) passei pelo local e resolvi postar algumas imagens que procuram apresentar o estado do local e as condições em que se encontram as obras que estão sendo executadas no falado Complexo Viário Entroncamento. 













Imagens: JCSOliveira


Abaixo, imagens coletas na Net

  
 Projeto original, sem o BRT
Urbanização original, sem o BRT
 Detalhes do apoio dos elevados




A Meia Dois Nove (http://meiadoisnove.blogspot.com.br/2012/02/elevados-do-complexo-viario-do.html) tem sido, frequentemente, questionada sobre o cronograma das obras do Entroncamento, já em andamento segundo declarações da Prefeitura Municipal de Belém. Sobre tal assunto, conhecemos com mais profundidade apenas aquilo que se refere ao projeto original elaborado por nós, mantendo-nos informados sobre sua execução exclusivamente pela imprensa.
Cabe ressaltar, ainda, que o mais recente projeto publicado revela modificações em nosso desenho para o conjunto, dessa vez apresentado com ajustes em parte do sistema viário inicialmente proposto, decorrentes do sistema BRT em anunciada implantação. A nova fisionomia, ao que se sabe, consta no Projeto Básico do BRT e ainda poderá adquirir outra feição no Projeto Executivo, cuja confecção, até o presente momento, não tem a participação da Meia Dois Nove.
Esperamos que seja bem sucedida a configuração final do complexo urbanístico do Entroncamento, necessariamente ajustada para receber o BRT, e que conserve premissas do projeto original não somente quanto ao cuidado com a arquitetura dos elevados, mas, sobretudo, quanto às suas respeitosas convivências com o Monumento à Cabanagem, única obra de Oscar Niemeyer na cidade de Belém.

Fontes pesquisadas:
 http://meiadoisnove.blogspot.com.br/2012/02/elevados-do-complexo-viario-do.html


01/07/2013 19h15 - Atualizado em 01/07/2013 19h24

Obra do BRT provoca novas mudanças no trânsito de Belém

Ruas no entorno do Entroncamento serão estreitadas.
Acesso à Augusto Montenegro pela Almirante Barroso será fechado.

Do G1 PA
1 comentário
Cosanpa diz que há duas alternativas para impasse com obras do BRT (Foto: Reprodução/TV Liberal)Obras do BRT irão provocar mudanças no trânsito a partir desta quarta, 3. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Algumas ruas próximas ao Entroncamento, em Belém, sofrerão alterações a partir desta quarta-feira (3). As primeiras mudanças consistem no estreitamento da avenida Almirante Barroso no sentido BR-316; da rodovia BR-316 no sentido rodovia Augusto Montenegro; e da Augusto Montenegro em direção à avenida Pedro Álvares Cabral. Para diminuir problemas no fluxo de veículos nestes locais, a Autarquia de Mobilidade Urbana de.Belém (Amub) planejou algumas rotas alternativas para os motoristas.
Segundo a Prefeitura de Belém, as mudanças são necessárias devido à expansão das obras do BRT (Bus Rapid Transit), que deve ter a primeira etapa concluída até dezembro deste ano. Além dos estreitamentos, outra mudança importante é o bloqueio do acesso à rodovia Augusto Montenegro pela avenida Almirante Barroso. Esta etapa, entretanto, depende da realocação dos ambulantes da Feira do Entroncamento, o que ainda está sendo negociado com os feirantes e a Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Obras do BRT na Almirante Barroso deverão ser concluídas em 2016 para melhorar o trânsito na Grande Belém. (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)Almirante Barroso sofrerá novo estreitamento.
(Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
Com as mudanças, aproximadamente cem linhas de ônibus vão precisar alterar o itinerário percorrido atualmente. De acordo com a Amub, quatro linhas especiais vão atender a população durante o período em que as mudanças no entorno do Entroncamento estiverem vigorando.  Clique aqui para verificar as orientações no site da Prefeitura de Belém.
As mudanças no trânsito no entorno do Entroncamento devem permanecer válidas até novembro deste ano, de acordo com o calendário de obras do BRT.
Entrada e saída de Belém
O túnel do Entroncamento, que permite o acesso de Belém a Ananindeua, vai permanecer liberado, e passa a ser a principal via de entrada e saída da capital. Para trafegar no sentido Belém – Ananindeua, os motoristas podem seguir pelo túnel normalmente. Quem precisar seguir por cima do túnel vai precisar de paciência já que, com o estreitamento da BR-316, o fluxo será limitado a um veículo por vez.
No sentido inverso, de Ananindeua para Belém, os motoristas que seguirem em direção à rodovia Augusto Montenegro vão passar por um estreitamento da pista ao chegar no Entroncamento. Para entrar na capital, será preciso pegar um retorno na rodovia Augusto Montenegro para chegar na avenida Pedro Álvares Cabral.
Info mudanças no Entroncamento (Foto: Nathiel Moraes/G1)
Icoaraci
Quem trafega entre Belém e o distrito de Icoaraci também deve ficar atento às mudanças. Devido aos estreitamentos das vias no entorno do Entroncamento, que funciona como o principal meio de acesso ao distrito, foram criadas cinco rotas alternativas para os motoristas que precisarem chegar a Icoaraci.
Para quem vem de Icoaraci, o primeiro desvio de acesso ao centro de Belém será pela Estrada do Tapanã. Este trecho foi pensado para atender principalmente veículos particulares. A segunda opção é seguir pela avenida Centenário, por onde também vão desviar algumas linhas de transporte coletivo. A rodovia Transmangueirão e a WE-2 também são rotas alternativas para seguir de Icoaraci ao centro de Belém. Por fim, há ainda a possibilidade de seguir pela rua da Marinha até a avenida Tavares Bastos, se o destino for a avenida Almirante Barroso, ou até a rua Rodolfo Chermont, para entrar na avenida Pedro Álvares Cabral.
Este último trecho, que dá acesso de Icoaraci a Belém através da avenida Pedro Álvares Cabral, é um dos pontos mais críticos para o tráfego, segundo a Amub. Por isso, a prioridade neste trecho será das linhas de ônibus.
Alternativas
Para seguir no sentido Belém – Icoaraci, o que era feito principalmente pelo Entroncamento, também há desvios de rotas. Uma das opções é transitar pela avenida Pedro Álvares Cabral até a avenida Júlio César, onde os motoristas terão acesso às avenidas Centenário e Transmangueirão.
Já quem vem pela avenida Almirante Barroso em direção ao distrito, terá uma nova opção de acesso: a avenida Tavares Bastos, que volta a ser mão dupla. Assim, os motoristas poderão vir da Almirante Barroso e fazer a conversão à esquerda. Um semáforo de três tempos será instalado no local para organizar o fluxo de carros. Outra rota de Belém a Icoaraci é seguir pela Almirante Barroso até a BR-316, fazer o retorno depois do shopping Castanheira, para então acessar a rodovia Augusto Montenegro.
Segundo a diretora superintendente da Amub, Maisa Tobias, um retorno mais próximo na BR-316 está sendo negociado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Fonte Pesquisada:  http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/07/obra-do-brt-provoca-novas-mudancas-no-transito-de-belem.html