Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

domingo, 10 de junho de 2012

PARÁ FIGURA ENTRE OS PIORES NO ENSINO MÉDIO

Pará figura entre os piores no Ensino Médio

Domingo, 10/06/2012, 07:31:02 - Atualizado em 10/06/2012, 07:31:02


O Brasil registrou no ano passado a maior taxa de reprovação do Ensino Médio desde 1999. De acordo com o Ministério da Educação, este índice chegou a 13,1%. Apesar de o Pará não despontar como um dos estados com maior índice total de reprovação no Ensino Médio, o abandono nessa faixa de anos de estudo chama a atenção, colocando o Pará em terceiro lugar no ranking nacional. Ao todo 17,7% dos alunos matriculados deixam a escola nesta fase do estudo, sendo que 20,7% desse total abandonam já na 1ª série. Vergonhosamente, a rede municipal de ensino na região urbana de Belém foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5%.
Os dados sobre a evolução da educação no país, incluindo tanto a rede pública quanto as escolas particulares, foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) com base nas informações do Censo Escolar 2011.
Os dados sobre o rendimento dos estudantes é dividido em quatro categorias: taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de não-resposta (TNR), composta matrículas que não se encaixam nas outras categorias por falta de informação nas escolas.
O Pará registrou 12,4% de reprovação no Ensino Médio, sendo que 17,4% deste total foram reprovados na 4ª série. O maior índice de reprovação de alunos do Ensino Médio no Estado acontece nas escolas municipais, ou 33,4% do total. A discrepância dos dados quando comparadas as taxas de reprovação das escolas públicas e das instituições particulares também é discrepante: no ensino público foram 13,1% de alunos reprovados na faixa, enquanto que nas escolas particulares este índice é de 4,6%.
FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental a taxa de reprovação foi de 10,9%, sendo que o maior índice é registrado no 6º ano, um total de 16,2%. Mais uma vez a diferença entre as taxas de reprovação das escolas públicas e privadas é grande: 11,5% contra 3,2%, respectivamente. Diferentemente do Ensino Médio, o pior índice para os estudos fundamentais é percebido nas escolas estaduais, com 15,8% do total.
Curiosamente a taxa de reprovação no Ensino Fundamental entre as escolas rurais e urbanas é semelhante: 10,9%. Já no Ensino Médio, as escolas rurais apresentam uma ligeira predominância, com 12,5% de reprovação contra 10,6% na área urbana.
De acordo com os estudos, a reprovação de alunos, principalmente nas escolas públicas, decorre de uma série de mazelas que tanto professores quanto estudantes enfrentam. As salas lotadas, a jornada dupla de trabalho dos professores, a realidade econômica e social dos estudantes e as condições das escolas contribuem para a dificuldade de assimilação do conteúdo e consequente reprovação de alunos.
Os estados com maior índice total de reprovação no Ensino Médio são Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%) e Distrito Federal (18,5%), Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%).
A rede municipal de ensino na região urbana de Belém foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5%, seguida pela rede federal na zona rural do Mato Grosso do Sul, com 40,3%.
Os estados com menores taxas de repetição são Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%).  (Luiza Mello, de Brasília para o Diário do Pará)

 http://www.diarioonline.com.br/noticia-205079-para-figura-entre-os-piores-no-ensino-medio.htm
Fonte: Diário do Pará - 10/06/12 - Ano XXX - nº 10.196

Nenhum comentário:

Postar um comentário