Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

domingo, 22 de abril de 2012

Segunda igreja mais antiga do Pará em ruínas

Igreja de São João Batista (Vila do Conde)

 
 Fiquei muito triste em ver que a igreja de São João, em Vila do Conde, a segunda igreja mais antiga do nosso Estado, está em péssimo estado de conservação, com risco inclusive de desabamento. É fundamental que os Institutos do Patrimônio Histórico da União e do Estado ajam rapidamente e angariem apoios para manter esse importante patrimônio do nosso Estado. Nossa história precisa ser preservada.
sexta-feira, 20 de abril de 2012

Disponível no blog:
 http://blogdohelderbarbalho.blogspot.com.br/2012/04/segunda-igreja-mais-antiga-do-para-em.html


Vila do Conde (S. João Baptista) - Vila do Conde

Orago: S. João Baptista

População: 19990 (total da população da freguesia)
Actividades económicas: Comércio, serviços, indústria, pesca e estaleiros de construção naval e agricultura
Festas e Romarias: Santo Amaro (Janeiro), Nossa Senhora da Guia (Janeiro/Fevereiro), Corpus Christi (móvel), S. João (Festas da Cidade, Junho), Nossa Senhora da Lapa (Agosto) e Nossa Senhora do Socorro (Agosto/Setembro)
Património: Paços do Município, pelourinho, Mosteiro de Santa Clara, Igreja de S. Francisco, Igreja do Mosteiro de Santa Clara, Casa Conventual, Aqueduto, igreja matriz, Igreja da Misericórdia, Castelo de S. João Baptista, Capela de Santa Catarina, Capela de S. Roque
Outros Locais: “Casa de José Régio”, Museus de Arte Sacra da igreja matriz, Etnográfico, do Bombeiro, das Rendas de Bilros, do Mar e Biblioteca Municipal
Artesanato: Rendas de bilros, colheres de pau, jugos entalhados, mantas e tapetes, camisolas bordadas e miniaturas de barcos
Colectividades: Rio Ave F. C., Clube Fluvial Vilacondense, Rancho da Praça, Rendilheiras de Vila do Conde, Rancho das Rendilheiras do Monte, Círculo Católico dos Operários, Banda de Música de Vila do Conde, Ginásio Clube Vilacondense
Feiras: Semanal, às sextas-feiras, Feira Nacional de Artesanato (Agosto) e Feira Grande de Janeiro


HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Paróquia antiga intitulada "De Sancto Johanne de Foze" no "Censual" do séc. XI.
Na Inquirição de 1258 esclarece-se o equívoco "Foze", denominando a povoação onde assenta a paróquia: "Parrochia Sancti Johannis de Villa do Conde".
A Igreja paroquial primitiva situava-se no Monte Castro de S. João e tinha como Padroeiro o Mosteiro de Santa Maria de Guimarães.
No início do séc. XIV, D. Afonso Sanches fundou no Monte Castro um Mosteiro dedicado a Santa Clara.
A duas nobres pobres (que se tornariam freiras) doou-lhes Vila do Conde, outras vilas e várias Igrejas. As freiras obtiveram o Padroado sobre a Igreja de S. João, de Vila do Conde, por troca com a Igreja de Murça.
Como fosse pequena e mal situada, em atenção ao desenvolvimento da Vila, a Câmara de Vila do Conde contratou com o Mosteiro a deslocação da Matriz para o Largo de S. Sebastião, onde em 1502 começou a construção da actual Matriz, conforme projecto aprovado e patrocinado pelo Rei D. Manuel.
Nesta Igreja foi fundada, em 1519, uma Colegiada menor que sustentava, além do Reitor, vários "raçoeiros" e que foi extinta com a extinção dos dízimos (1832).
Tem Vila do Conde pároco próprio e na paróquia existem as seguintes Capelas: Nossa Senhora da Lapa (antiga de S. Bartolomeu); S. Sebastião; Santo Amaro; Santa Catarina; da Misericórdia; S. Bento; S. Roque; Senhor da Agonia; Senhor do Socorro; Nossa Senhora do Desterro (outrora S. Tiago); Nossa Senhora da Guia; Bairro Piscatório.

Pároco: P.e Arlindo Chaves Torres
Morada: Residência Paroquial * Rua da Misericórdia, nº 60 * 4480-754 VILA DO CONDE
Contacto: 252 640 810 (tlf.) / 252 640 811 (fax)

Nenhum comentário:

Postar um comentário