Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Programa Ilha Net abre novas possilidades para os moradores de Mosqueiro


Curiosidade, expectativa e vontade de mudar pra melhor. Foi com esse espírito que 59 alunos de Mosqueiro participaram, na última quinta-feira, 2, da primeira aula do curso de informática básica do Projeto Ilha Net, desenvolvido pelo Fundo Ver-o-Sol na região das ilhas de Belém. A maioria deles nunca teve contato com computadores, como seu Alaor Serrão, de 57 anos, o mais velho dos inscritos para a capacitação, mas demonstraram saber muito bem o que querem a partir do curso: melhores oportunidades.

As aulas acontecem na sede da Agência Distrital e são totalmente gratuitas. No primeiro dia, os alunos recebem uma apostila com todo o conteúdo programático. Durante o curso eles aprendem noções básicas de computação, desde a correta digitação até a utilização das ferramentas de internet e programas como o Windows, Word e Excel. Ao final do curso, aqueles que tiveram freqüência superior a 80% e um bom desenvolvimento das técnicas recebem certificado de conclusão de curso assinado por todas as 14 instituições de ensino superior parceiras do Fundo Ver-o-Sol no projeto.

As auas acontecem na sde da Agencia Distrital de Mosqueiro e tem duração de 10 dias

Seu Alaor Serrão soube do curso por seu irmão e não perdeu tempo, na mesma semana se inscreveu para participar das aulas. Ex- motorista e aposentado, ele pretende usar as ferramentas da internet para iniciar um novo negócio e investir no ramo de turismo. “Eu tenho uma casa grande, de dez quartos. Quero fazer dela uma espécie de pensão e também comprar um barco para trazer turistas de Belém. Mas preciso divulgar isso na internet e também pesquisar mais sobre o assunto”, explica, justificando sua presença na turma.

Julene Dias é portadora de necessidades especiais. Por muito tempo ela usou a cadeira de rodas para se locomover, mas depois de um tratamento feito em São Luis (MA), ela começou a dar os primeiros passou com a ajuda de um andador. Atualmente usa o telefone para falar com os amigos que fez no estado vizinho, mas agora pretende reduzir os custos com as ligações utilizando a internet para manter esse contato. “No computador eu não sei fazer nada, mas quero muito aprender para poder falar com meus amigos”, diz Julene. Ela é um dos 25 alunos que integram a primeira turma de portadores de necessidades especiais montada pela Agência Distrital de Mosqueiro, via Ministério do Turismo, através da AVAPE - Associação para a Valorização de Pessoas com Deficiência.


Duranteto curso os alunos aprendem a utilizar as ferramentas da internet e programas como o Windows, Word e Excel

Assim como Jucele, a sobrinha Bianca Morais, de apenas 16 anos, também está inscrita na turma de informática básica. Estudante da 8º série do ensino médio, ela diz que entende um pouco de informática, mas acredita que o certificado do curso pode lhe dar condições de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Emanuelle Franco, coordenadora de Projetos da Agência Distrital de Mosqueiro, informa que a partir desta sexta-feira, 3, estarão abertas as inscrições para novos cursos de capacitação, como Espanhol Básico, Inglês Básico, LIBRAS para portadores de necessidades especiais, Manutenção Geral de Reparos Domiciliares, Recepcionistas, Camareiras de Hotel, Almoxarife, Técnico em Serviços Gerais, Auxiliar de Contabilidade e Garçom.

A coordenadora explica que todos os cursos têm uma grande demanda e que nesse primeiro momento serão ofertadas 30 vagas em cada especialidade. “A população precisa mesmo de cursos profissionalizantes. Para a maioria dessas pessoas, ter acesso a uma capacitação que lhes permita melhores condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho e, com isso, melhores perspectivas de vida, é muito difícil. Com isso, buscamos reduzir essas desigualdades e incentivar a geração de emprego e renda na ilha”, diz.
O agente distrital de Mosqueiro, Ivan Santos, orienta as pessoas interessadas em participar dos cursos a ficarem atentas para a abertura dos períodos de inscrição. Para garantir suas vagas elas devem procurar a sede do órgão munidas de documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e telefone de contato. As inscrições para a próxima turma podem ser feitas até o dia 13 de setembro. O curso inicia na primeira semana de outubro, com duração de dez dias.

http://www.fundoverosol.com.br/txt_quente.php?menu=3&id=93

Nenhum comentário:

Postar um comentário