Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

domingo, 25 de março de 2012

Miragem



Miragem em alto mar
Também chamado de espelhismo, miragem é um fenômeno óptico que ocorre com muita frequência em dias ensolarados, principalmente nas estradas ou nas paisagens desérticas, mas também ocorre em alto mar. As miragens podem ocorrer em diferentes condições, formando vários tipos de imagem. Elas são causadas pelo desvio de luz refletida pelo objeto, desvio esse denominado de fenômeno da refração, ou seja, a miragem é um fenômeno físico real.

O termo miragem vem da expressão francesa se mirer  que quer dizer mirar-se, ver-se no espelho. Em dias muito quentes forma-se uma camada de ar mais quente junto ao solo. O ar quente, por ser menos denso, fica sobre o ar frio. Como os raios luminosos se propagam mais rapidamente no ar quente, estes, ao passar pelo ar quente, se curvam para cima. O cérebro humano, no entanto, só intercepta os raios de luz que percorrem uma trajetória retilínea, assim sendo, visualizamos o objeto refletido e invertido, dando a impressão que, no caso da nossa gravura, o navio está de cabeça para baixo.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário