March 6th, 2008, 05:38 PM
As tapioqueiras do Mosqueiro foram remanejadas temporariamente para o interior do Mercado da Vila. Há cerca de 10 dias, elas dividem o espaço com os comerciantes de açaí e hortifruticultores. O motivo foi a retomada da implantação do novo espaço para as permissionárias da tapioca pela Prefeitura Municipal de Belém, na Praça da Matriz, que inclui o reordenamento da área de trabalho, a implantação de equipamentos adequados e capacitação dessas profissionais. Além de garantir melhorias nas condições de trabalho das tapioqueiras, o novo espaço também assegura aos clientes melhor atendimento e mais conforto.
Para atender as 19 permissionárias, o Mercado passou por serviços de higienização, pintura e ordenamento. Do lado de fora, as obras já começaram e os antigos boxes já não existem mais. Glória Albuquerque, agente distrital da Ilha, explicou que o processo de remanejamento das trabalhadoras, por um prazo máximo de 90 dias, foi realizado em consenso com as permissionárias que fazem parte da Asbavetim (Associação dos Tapioqueiros do Mosqueiro).
A ata de reunião do último dia 18 de fevereiro confirma que as profissionais estão de acordo. O local escolhido para a realocação foi aprovado pela maioria.
A tapioqueira Maria Souza Santos disse que as vendas são, sem dúvida, melhores do lado de fora do Mercado. Entretanto, ela e as demais trabalhadoras têm consciência de que a mudança temporária é para garantir melhorias futuras. 'A gente não tinha mais condições de trabalhar com tranqüilidade. O telhado estava condenado e o local totalmente impróprio para receber os fregueses', comentou.
A agente distrital de Mosqueiro destacou que os possíveis incômodos aos comerciantes será compensado com os resultados que se espera. 'A área ficará mais bonita, mais confortável e o atendimento será feito com critérios mais adequados. O antigo espaço apresentava goteiras, o telhado estava comprometido, os boxes deficientes e sem infra-estrutura para atender a um setor de alimentação', lembrou.
Com o término das obras, assegurou, o espaço estará mais apropriado para receber os visitantes e dar mais incremento ao turismo e à economia do distrito. 'Os boxes serão maiores, padronizados, revestidos com pisos apropriados e com balcões e estrutura de atendimento melhorados', acrescentou.
A PMB está investindo cerca de R$ 270 mil na reconstrução do novo espaço. No entanto, um novo impasse à continuidade as obras se formou. Desta vez, trata-se dos trabalhadores informais que também se utilizam do espaço reservado às tapioqueiras. O caso deles, entretanto, é mais difícil, uma vez que o produto que oferecem não possui referência turística.
Fonte: Portal ORM
http://www.skyscrapercity.com/archive/index.php/t-591424.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário