Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sábado, 11 de junho de 2011

Sobrecarga afeta ponte de Mosqueiro preocupa população

ESTRUTURA

Comunidade da área pede controle no tráfego de veículos pesados
Graziela Mendonça

Da Redação

Moradores de Mosqueiro estão preocupados com a sobrecarga na ponte Sebastião de Oliveira, mais conhecida como a "ponte de Mosqueiro". Construída há 35 anos, a estrutura possui 1.485 metros de extensão e registra movimento diário de carros, ônibus e veículos de carga. A sinalização na rodovia PA-391 indica que o peso máximo recomendado para atravessar a ponte é de 24 toneladas, mas quem transita por ali afirma que este limite é desrespeitado diariamente. O temor da população é que o sobrepeso possa provocar abalos ou até mesmo a queda da ponte. Algumas avarias visíveis, como pilares com sinais de corrosão e buracos na pista, aumentam ainda mais a preocupação de quem passa pela ponte.

O professor universitário Eduardo Brandão tem residência fixa em Mosqueiro e, todos os dias, faz o trajeto de carro até a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde trabalha. Segundo o professor, a carga dos veículos que transitam pela ponte chega a atingir o dobro do limite permitido. "Há carretas que pesam mais de 50 toneladas passando livremente, e o trânsito sistemático desses veículos pode acabar comprometendo a ponte. Já cheguei a presenciar uma cena onde mais de 20 carretas enfileiradas atravessaram de uma vez", afirma. Segundo o professor, é preciso que haja a proibição imediata do trânsito de veículos acima de 24 toneladas na ponte. "É preciso também que haja uma vistoria e elaboração de um laudo técnico sobre a situação da ponte. Não queremos que aconteça o pior, ou seja, que haja um abalo na estrutura", diz o professor.

Quem vive nas proximidades da ponte também se preocupa com a situação. O líder comunitário Acácio dos Santos Pinheiro mora na região há 10 anos e diz que presencia a infração todos os dias. Segundo ele, geralmente, as carretas acima do peso transportam seixo, cimento ou areia. Acácio questiona a ausência de fiscalização do peso desses veículos. "Nunca vi ninguém ser parado para fiscalização de carga. Estamos muito preocupados e não é de hoje", revela o morador. O vendedor de camarão Francisco Marques, que também mora na área da ponte, afirma que o trânsito de veículos pesados aumenta nas madrugadas. "Tem caçamba de mais de 30 metros passando por essa ponte, e em alta velocidade. Acho que falta uma maior fiscalização por parte do poder público", opina.


Disponível em:


http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=536874

Nenhum comentário:

Postar um comentário