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"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


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sábado, 11 de junho de 2011

Ponte Sebastião R de Oliveira, corre risco de desabar

Povo cobra melhorias para Mosqueiro Edição de 11/06/2011
DESABAFO

Comunidade pediu providências das autoridades em audiência

Os inúmeros problemas que assolam Mosqueiro, distrito de Belém, foram discutidos entre a comunidade e autoridades, durante uma audiência pública, ontem de manhã, na ilha. As principais reclamações dos moradores dizem respeito ao atendimento nos postos de saúde, ao serviço de transporte coletivo dentro da ilha e à infraestrutura urbana, mas a insegurança e a qualidade das escolas existentes no distrito também incomodam.

O encontro, mediado pelo vereador Adalberto Aguiar (PT), vice-presidente da Câmara Municipal de Belém, aconteceu no bairro do Maracajá, e serviu para que representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb), das polícias Civil e Militar e do Ministério Público do Estado ouvissem as queixas da população. "Dessa reunião sairá um relatório que será encaminhado a todos os órgãos aqui representados para que sejam tomadas providências", anunciou o vereador.

"No meu bairro, a maioria das ruas está sem saneamento básico, o lixo leva até três semanas para ser recolhido e o abastecimento de água praticamente não existe", desabafou Maricléa Lochande, dirigente comunitária da área do Aeroporto. Moradores de bairros como Carananduba e Maraú fizeram as mesmas reclamações. Segundo a aposentada Maria José Barbosa, em alguns dias, é preciso esperar até três horas por uma condução. "Quando tenho de vir do Carananduba para resolver alguma coisa na Vila, saio com bastante antecedência porque sei que o ônibus não tem hora para passar", informou.





http://www.radioliberal.com/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=537332
Postado por MOSQUEIRO às 23:09 0 comentários Moradores de mosqueiro temem tráfego de veículos pesados na ponte
Originally Posted by dricobel



Moradores de mosqueiro temem que o tráfego de veículos com peso acima do permitido danifique estrutura

Moradores de Mosqueiro estão preocupados com a sobrecarga na ponte Sebastião R. de Oliveira, que dá acesso à ilha. Construída há 35 anos, a ponte possui 1.485 metros de extensão e registra movimento diário de carros, ônibus e veículos de carga. A sinalização na rodovia PA-391 indica que o peso máximo que um veículo pode possuir para atravessar a ponte é de 24 toneladas, mas quem transita diariamente por ali afirma que este limite é desrespeitado diariamente. O temor da população é que o sobrepeso possa provocar abalos ou até mesmo a queda da ponte. Algumas avarias visíveis, como pilares com sinais de corrosão e buracos na pista, aumentam ainda mais a preocupação de quem passa.

O professor universitário Eduardo Brandão tem residência fixa em Mosqueiro e, todos os dias, faz o trajeto de carro até a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde trabalha. Segundo o professor, a carga dos veículos que transitam pela ponte chega a atingir dobro do limite permitido. 'Há carretas que pesam mais de 50 toneladas passando livremente, e o trânsito sistemático desses veículos pode acabar comprometendo a ponte. Já cheguei a presenciar uma cena onde mais de 20 carretas enfileiradas atravessaram de uma vez', afirma. Segundo o professor, é preciso que haja uma interdição imediata do trânsito de veículos acima de 24 toneladas na ponte. 'É preciso também que haja uma vistoria e elaboração de um laudo técnico sobre a situação da ponte. Não queremos que aconteça o pior, ou seja, que haja um abalo na estrutura', diz o professor.

Quem vive nas proximidades da ponte também se preocupa com a situação. O líder comunitário Acácio dos Santos Pinheiro mora na área há 10 anos e diz que presencia a infração todos os dias. Segundo ele, geralmente, as carretas acima do peso transportam seixo, cimento ou areia. Acácio questiona a ausência de fiscalização do peso desses veículos. 'Nunca vi ninguém ser parado para fiscalização de carga. Estamos muito preocupados e não é de hoje', revela o morador.

O vendedor de camarão Francisco Marques, que também mora na área da ponte, afirma que o trânsito de veículos pesados aumenta nas madrugadas. 'Tem caçamba de mais de 30 metros passando por essa ponte, e em alta velocidade. Acho que falta uma maior fiscalização por parte do poder público', opina.

O pescador Luís Gonçalves diz que o peso dos veículos é tão grande que, no rio, é possível sentir o tremor na estrutura da ponte. Ele teme o pior. 'Não vai demorar para essa ponte cair, e só aí o poder público vai fazer alguma coisa', reclama. O aposentado Luís Nunes Soare mora na área há mais de 40 anos - ele, inclusive, trabalhou na obra de construção, há 35 anos atrás. 'Essa ponte veio facilitar a vida de todo o mundo, mas tem que ter manutenção e fiscalização. A estrutura está sendo obrigada a sustentar um peso muito maior do que dá conta', afirma.

Vistoria descarta risco, mas aponta avarias

Segundo o secretário de Estado de Transportes, Francisco Melo (Chicão), a última reforma na ponte foi realizada em 2008. No entanto, em maio deste ano a ponte passou por uma vistoria técnica, realizada por uma empresa de engenharia contratada pelo governo. De acordo com Chicão, a vistoria não constatou nenhum dano na estrutura de fundação, nas vigas e pilares. 'Tecnicamente, pode-se afirmar que não há risco de a ponte cair', afirma o secretário. No entanto, a vistoria indicou avarias na pista da ponte e na proteção lateral da estrutura. Os serviços de reparo já se iniciaram e devem se estender ao longo do mês. 'Serão realizados serviços de recuperação do piso da ponte e da proteção lateral, que foi danificada em um acidente de carro. Também serão refeitas as juntas de borracha que ficam entre as placas de concreto', disse.

Mesmo sem risco iminente de abalo, Chicão admite que a questão da sobrecarga tem preocupado o governo do Estado. 'Este é um problema real que atinge não somente a ponte de Mosqueiro, mas outras estradas do Pará', afirma. Para solucionar o problema, o secretário informou que a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) está em entendimento com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) para que sejam implantados mecanismos de controle de carga nas estradas. 'A Sefa já iniciou estudos sobre o assunto e vamos sugerir que a ponte de Mosqueiro seja um dos pontos incluídos, tudo para que haja um controle desta carga e a segurança de todos seja garantida', finalizou o secretário.

http://www.orm.com.br/amazoniajornal...&codigo=536879

Simples resolver isso... é só implantar balanças nas estradas... pra quem não sabe foram desativadas as balanças existentes no Estado, por isso de muitas estradas estarem em péssimas condições...
Postado por MOSQUEIRO às 23:07 0 comentários Sobrecarga afeta ponte de Mosqueiro preocupa população
ESTRUTURA

Comunidade da área pede controle no tráfego de veículos pesados

Graziela Mendonça
Da Redação

Moradores de Mosqueiro estão preocupados com a sobrecarga na ponte Sebastião de Oliveira, mais conhecida como a "ponte de Mosqueiro". Construída há 35 anos, a estrutura possui 1.485 metros de extensão e registra movimento diário de carros, ônibus e veículos de carga. A sinalização na rodovia PA-391 indica que o peso máximo recomendado para atravessar a ponte é de 24 toneladas, mas quem transita por ali afirma que este limite é desrespeitado diariamente. O temor da população é que o sobrepeso possa provocar abalos ou até mesmo a queda da ponte. Algumas avarias visíveis, como pilares com sinais de corrosão e buracos na pista, aumentam ainda mais a preocupação de quem passa pela ponte.

O professor universitário Eduardo Brandão tem residência fixa em Mosqueiro e, todos os dias, faz o trajeto de carro até a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde trabalha. Segundo o professor, a carga dos veículos que transitam pela ponte chega a atingir o dobro do limite permitido. "Há carretas que pesam mais de 50 toneladas passando livremente, e o trânsito sistemático desses veículos pode acabar comprometendo a ponte. Já cheguei a presenciar uma cena onde mais de 20 carretas enfileiradas atravessaram de uma vez", afirma. Segundo o professor, é preciso que haja a proibição imediata do trânsito de veículos acima de 24 toneladas na ponte. "É preciso também que haja uma vistoria e elaboração de um laudo técnico sobre a situação da ponte. Não queremos que aconteça o pior, ou seja, que haja um abalo na estrutura", diz o professor.

Quem vive nas proximidades da ponte também se preocupa com a situação. O líder comunitário Acácio dos Santos Pinheiro mora na região há 10 anos e diz que presencia a infração todos os dias. Segundo ele, geralmente, as carretas acima do peso transportam seixo, cimento ou areia. Acácio questiona a ausência de fiscalização do peso desses veículos. "Nunca vi ninguém ser parado para fiscalização de carga. Estamos muito preocupados e não é de hoje", revela o morador. O vendedor de camarão Francisco Marques, que também mora na área da ponte, afirma que o trânsito de veículos pesados aumenta nas madrugadas. "Tem caçamba de mais de 30 metros passando por essa ponte, e em alta velocidade. Acho que falta uma maior fiscalização por parte do poder público", opina.




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