Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sábado, 11 de junho de 2011

Nossa Senhora do Ó volta restaurada a Mosqueiro


Devoção

Coroação da padroeira do distrito emocionou os fiéis que lotaram a igreja

O final do mês Mariano foi marcado ontem à noite, na Ilha de Mosqueiro, pelo retorno da imagem original de Nossa Senhora do Ó, padroeira desse distrito de Belém, ao Glória da Igreja Matriz, na Vila, após quase três anos que esse símbolo da fé daquela comunidade esteve ausente do nicho, por decisão tomada pelo ex-pároco José Maria Ribeiro. Segundo relataram alguns dos cerca de dois mil fiéis que lotaram a Igreja Matriz, a imagem original confeccionada em madeira e com 140 anos de existência foi substituída por uma imagem de Nossa Senhora do Ó, em estado de gestação, em um andor no altar da igreja no dia 5 de outubro de 2008, porque o Dia de Nossa Senhora do Ó é 18 de dezembro, ou seja, dias antes da data do nascimento de Jesus Cristo. A missa solene, em que Nossa Senhora do Ó foi coroada foi concelebrada pelo pároco Cristóvão Freitas e pelo vigário Antônio Luís, e foi marcada pela emoção dos devotos que saudaram com aplausos e cânticos a santa, em especial na colocação da imagem original no Glória por acólitos da paróquia.

A missa começou por volta das 19h30, e contou com a participação especial de jovens mosqueirenses. O coral e a Guarda da Paróquia de Nossa Senhora do Ó atuaram na missa em que foi enaltecido o papel de Maria como mãe de Jesus Cristo. "Não somos órfãos, não estamos sozinhos, abandonados, na nossa caminhada temos o auxílio de Maria, que fez a vontade de Deus, a santa padroeira de Mosqueiro", enfatizou o vigário Antônio. Fotos foram tiradas da imagem original de Nossa Senhora do Ó pelos fiéis com aparelhos celulares. O pároco Cristóvão Freitas afirmou saber da substituição da imagem original por uma outra, por iniciativa do padre José Maria Ribeiro, mas não sabe as razões do ex-pároco. O fato é que a retirada da imagem original provocou polêmica entre os devotos no Mosqueiro, com alguns apoiando o gesto do ex-pároco e outros discordando da decisão do religioso.

Na missa foi enaltecido o papel de Maria como mãe de Jesus Cristo

"Esse retorno da imagem original ao Glória era o clamor do povo", afirmou o peixeiro José Olaio, 53 anos, na missa. "Nós saímos mais cedo das escolas em que trabalhamos e os alunos foram liberados para vir à missa, porque é um momento muito especial para a comunidade do Mosqueiro", afirmou Carmem Bastos, 42 anos, diretora da escola da Cooperativa Paulo Freire, ao lado da amiga Márcia Raiol, 39 anos, secretária da Escola Municipal "Remígio Fernandes". Após a comunhão na missa solene, o acólito Luiz Eduardo Alencar, 10 anos, colocou uma coroa na imagem original, em meio a homenagens dos coroinhas. Em seguida, a imagem foi colocada ‘no Glória pelo acólito Thales Solan Martins, 14 anos, sob aplausos dos fiéis.










Disponível em:








http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=535491

Nenhum comentário:

Postar um comentário