Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mosqueiro completa 110 anos e volta a ser a bucólica

Mosqueiro completa 110 anos e volta a ser a bucólica

Atenção, abrirá numa nova janela. http://www.belem.pa.gov.br/portal/new/index.php?option=com_content&view=article&id=255&catid=58:notiscias&Itemid=71

Nesta quarta-feira (6), Mosqueiro completa 110 anos de fundação. E o presente da Prefeitura de Belém à Ilha é o resgate do codinome ?bucólica?, que lembra aquele lugar aprazível, charmoso e de natureza exuberante e que foi abandonado nos últimos anos pelo poder público municipal.

Para alcançar esse objetivo, o município passa a realizar uma série de ações em Mosqueiro, um dos balneários preferidos pelos paraenses e, também, muito freqüentado pelos turistas. Mas, tão importante quanto as obras físicas, é o trabalho de recuperação da auto-estima de seus habitantes. E essa será uma tarefa a ser perseguida pelo prefeito Duciomar Costa, que já deixou claro que Mosqueiro é uma prioridade de seu governo.

A idéia do prefeito é que a nova Mosqueiro seja, de fato, um pólo turístico no Estado do Pará, o que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população como um todo. Dentro dessa concepção que pretende dar uma nova concepção à Ilha, a grande novidade deste veraneio é a construção de um pórtico de entrada no trevo que dá acesso ao Paraíso e às praias da cidade. O projeto, de autoria do arquiteto Milton Monte, faz parte do planejamento da Prefeitura para tornar Mosqueiro um ponto turístico conhecido no Brasil e no mundo inteiro.

Também será inaugurada a sinalização turística da Ilha, de acordo com as convenções internacionais. A partir do mês passado, a Prefeitura de Belém começou a Operação Verão 2005, visando tornar os principais balneários de Belém receptivos aos veranistas de julho, que, em sua maioria, procuram a Ilha. Pelo município participam dessas atividades as secretarias de Economia, Urbanismo, Saneamento, Saúde, Meio Ambiente, além da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e Companhia de Turismo do Município (Belemtur).

Outra importante ação executada pela Prefeitura de Belém é a construção do sistema de abastecimento de água potável que vai solucionar de vez o problema de água na Ilha, que agora será entregue aos moradores. A falta de água causou inúmeros transtornos aos habitantes locais.

O novo hospital da Ilha conta agora com especialistas nas áreas de traumatologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, anestesiologia, mastologia e cirurgia buco-maxilar, além de clínica geral e pediatria. Também voltou a realizar pequenas cirurgias. A mudança, porém, vai muito além disso. É que os moradores nativos voltarão a ter orgulho de ver os filhos nascerem no hospital local, que também terá atendimento em obstetrícia. O laboratório e o serviço de raio-x voltaram a funcionar 24 horas por dia.

Os atendimentos de urgência e emergência ? 24 horas - serão em todas as unidades Municipais da Ilha do Mosqueiro, como: Maracajá, Carananduba, Baia do Sol, Hospital Municipal do Mosqueiro. A UMS Maracajá, situada na rua Siqueira Mendes, foi totalmente reformada e equipada para oferecer novos serviços e especialidades como endondontia, odontopediatria, traumatologia, entre outros. No caso da oftalmologia, os pacientes já sairão com os óculos.

Origem do nome

Mosqueiro foi fundada em 6 de julho de 1895. A origem de seu nome vem da palavra ?Moqueio?, um método de conservação de origem indígena. Os nativos costumavam conservar os animais perecíveis colocando-os em fumeiro próprio, sobre o moquém, uma espécie de grade de varas espaçadas e confeccionadas para esta finalidade. Sob o calor do fogo que subia, o produto chegava a ficar tostado. O peixe moqueado era defumado e conservado pelo carbono desprendido durante a queima da madeira.



Autor: Dílson Pimentel (Comus)

Edição: Adriana Monteiro
Todos os Direitos Reservados a Prefeitura Municipal de Belém
Responsabilidade do Conteúdo: Coordenação de Comunicação - COMUS
Responsabilidade técnica: Cia de Informática de Belém - CINBESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário