Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

domingo, 8 de abril de 2012

ANANINDEUA GANHA MUSEU PARQUE SERINGAL, UM EXEMPLO PARA MOSQUEIRO

Parque Municipal da Ilha de Mosqueiro

NOTÍCIAS

Unidade de Conservação denominada Parque Municipal da Ilha do Mosqueiro (PMIM) foi criada pela Lei 1.401/88, englobada pelo Plano Diretor do Município de Belém, Lei nº 1.601/93 e ratificada pelo Decreto nº 26.138/93 – PMB, delimita uma área de 190 ha. localizada na referida ilha.

A Ilha de Mosqueiro abrange uma área de aproximadamente 191 Km2, com uma população de 27.000 habitantes, distante de Belém, a capital, 67km. O Parque de Mosqueiro é formado por um conjunto de ilhas: do Cotovelo, Terra Alta e Carará e ladeado pelos rios Murubira e Tamanduá. Possui 3.000m de trilhas. A Secretaria de Meio Ambiente realiza na área fiscalização e manutenção e vem trabalhando para implementar a infra-estrutura física, disponibilizando o Parque para o ecoturismo e visitação.
A localização do Parque, limitada pelos igarapés Tamanduá e Cajueiro e pelo rio Murubira, permitirá a proteção dos mananciais que abastecem de água a Vila do Mosqueiro e da flora e fauna remanescentes. Além disso, vai assegurar para as gerações futuras e propiciar para a população da ilha um espaço de lazer e cultura, transformando-se em um referencial de aproveitamento racional de um recurso natural aliado a sua conservação.
O PMIM já conta com estudos de fauna e flora, instrumentos básicos para a elaboração do plano de manejo participativo. O Ministério do Meio Ambiente aprovou projeto “Gestão Participativa da Unidade de Conservação Mosqueiro” no valor de R$ 200 mil, que serão investidos na infra-estrutura física e na capacitação das comunidades do entorno do Parque. Serão construídos um trapiche, ancoradouro, prédio administrativo, casa do zelador e um centro de pesquisa, placas de sinalização e pontes.
Com a infra-estrutura física e a capacitação das comunidades, o Parque do Mosqueiro será aberto à visitação pública, à pesquisa científica e à educação ambiental.
http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/apoio.php?id=10&conteudo=2714

Nenhum comentário:

Postar um comentário