Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PESCA ARTESANAL EM MOSQUEIRO E FONTE DE SUBSISTÊNCIA

No distrito de Mosqueiro, a pesca artesanal é dividida em subsistência e comercial. A pesca de subsistência é exercida por uma pequena parcela de pescadores, onde grande parte da produção é destinada ao consumo de suas famílias e apenas uma pequena parcela chega a ser comercializada pelos mesmos.
Uma minoria de moradores da praia do Paraíso pratica essa modalidade de pesca e grande parte da produção é destinada ao consumo da família.



 A volta do mar e o resultado do trabalho
(Pescadores na Praia do Paraíso)



 Descarregando o pescado
 Raias
Síris
 Bacú
 Raia
 Após a limpeza do peixe
os restos são consumidos pelos urubús



 Fim de rotina
O silêncio do pescador
e o instrumento de trabalho.

Na Amazônia a pesca artesanal é desenvolvida desde tempos imemoriais, donde as comunidades ribeirinhas pesqueiras se especializaram a partir do saber acumulado por gerações. O estado do Pará é o maior produtor de pescado do Brasil, donde a pesca artesanal participa em 85% da produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário