Fonte: O Liberal-11/07/2011
Corrida de Mosqueiro atrai quase 300 atletas
Ieda Ferreira-Ascom Sejel Fotos:Adriano Magalhães
A tradicional Corrida de Mosqueiro abriu oficialmente neste domingo, 10, os Jogos Abertos de Verão (JAB’s) 2011. A competição começou pontualmente às 8h da manhã, com 280 atletas saindo do Pórtico da Ilha. Em 32 minutos e um segundo, o primeiro colocado cruzava o local de chegada, no Caramanchão. Apesar de disputar a corrida pela primeira vez, Pedro Paixão do Nascimento, não se sentiu surpreso por ganhar a edição deste ano. “É o resultado de um trabalho intenso, que vem dando certo”, comemora o atleta.
A Corrida reúne três categorias: adulto masculino e feminino, deficientes físicos e visuais, e ainda a infanto-juvenil. O deficiente visual Thiago Henrique Gonçalves, buscou na corrida pontuação para alcançar o status de atleta profissional. “Sou do município de Acará e corro oficialmente nas competições há um ano com o objetivo de chegar à categoria profissional”, informa.
O número de competidores correspondeu às expectativas da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), organizadora do evento. “A corrida é um sucesso. Ano passado nós tivemos 250 competidores e este ano foram inscritos 30 a mais", explica o secretário de Esporte do Município, João Amaral. Ainda segundo o secretário, as atividades de esporte e lazer acontecem também em todos os outros balneários de Belém. Na próxima quarta-feira 13, começa o Torneio de Futebol de Areia na Praia do Farol. “Tem ainda Porfia de Canoa, no dia 17, e a Travessia de Mosqueiro, no dia 24, entre outras atividades que a secretaria realiza este mês”, informa Amaral.
Uma das primeiras atletas a chegar ao Pórtico de Mosqueiro, local de concentração da corrida, por volta das 6h da manhã, foi a corredora Cláudia Ribeiro. Ela começou a competir apenas para manter o corpo em forma, e hoje já está entre atletas profissionais. Enquanto a corrida não começava, o momento era de descontração. Alguns, mais alegres estavam fantasiados. Um deles se vestiu de galo elétrico do Independente, clube de Tucuruí, Campeão Paraense de Futebol 2011. “Sou remista, mas como meu time está sem divisão, o melhor é rir dos outros e por isso vim vestido de Independente”, confessa Osmany Barros.
Mas nem tudo era festa. A maioria dos competidores aproveitou os últimos minutos antes da competição para alongar o corpo e concentrar a mente na corrida. Juarez Barbosa, de 67 anos, foi vice-campeão em 2009 e estava esperançoso para conseguir uma boa colocação na edição deste ano. “O trajeto é bom, tranquilo. Por isso pretendo ficar entre os cinco primeiros”, disse o atleta.
Os competidores percorreram cerca de 10 km. Do Pórtico de Mosqueiro, local da largada, eles passaram pelo Trevo do Mosqueiro, e depois pela PA 391, onde receberam água. De lá seguiram pela rua da Vila Nova; Av. Beira Mar; Porto Arthur e Chapéu Virado até o Caramanchão. Simultaneamente, atletas de 14 a 17 anos, largaram da Avenida Beira Mar rumo ao Caramanchão, local de chegada. Os atletas foram premiados com troféu e medalhas.
Saiba quem são os ganhadores da competição geral :
Masculino
1º Pedro Paixão do Nascimento - 32 minutos e 01 segundo
2º Manoel Gonçalves - 33 minutos
3º Aarão da Costa Santos - 33 minutos e dois segundos
Feminino
1ª Edna Maria Oliveira - 38 minutos e 40 segundos
2ª Mara Rogéria da Conceição - 39 minutos e 09 segundos
3ª Suzanira Santos - 40 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário