Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

domingo, 12 de junho de 2011

A IDÉIA DO PROJETO PLANTAR E O MUTIRÃO DE LIMPEZA E REVITALIZAÇÃO DA PRAIA DO BISPO NO DIA 09/06/11 PELA SEMMA

Em 05/11/2010 protocolei na SEMMA, sob o nº 5318/10, solicitação de Apoio e Parceria para a realização de um Evento, sob o título Projeto Plantar - Mosqueiro, cuja intenção era colocar em prática a idéia de planejar um processo de arborização do distrito de mosqueiro, de forma a viabilizar, disciplinar e monitorar o plantio de mudas de árvores nativas (...) nas áreas das praias, calçadas, praças e áreas degradadas, visando estimular a participação coletiva e permitir que os alunos, a comunidade e as crianças interajam com o meio ambiente.





A idéia do projeto Plantar nasceu do desejo de oferecer a comunidade mosqueirense e aos jovens estudantes a possibilidade de contribuírem de forma direta e participativa com o desenvolvimento sustentável da Ilha, em benefício próprio, da comunniade e do planeta em que vivem, envolvendo a todos para a educação ambiental e para a consciência ética sobre todas as formas de vida, com as quais compartilhamos o nosso planeta.






O projeto é para ser realizado em cinco anos, sendo três vezes cada ano, sempre no dia do Meio Ambiente (05/06), no dia do Aniversário de Mosqueiro (06/07) e no Dia da Árvore (21/09), conforme melhor detalha o projeto (http://projetoplantarmosqueiro.blogspot.com).

O pedido de apoio pela SEMMA não teve resposta. O projeto teve fim ignorado.

Será que a semente está nascendo?
Eu não fui consultado e nem convidado!!



Afinal, aonde foi parar a idéia?



Arborização e sustentabilidade são temas centrais da Semana do Meio Ambiente

Ana Paula Azevedo - Ascom Semma

Com o tema “Arborização e Sustentabilidade para o Município de Belém”, a discussão dos problemas ambientais da cidade e de propostas pautadas nos princípios da sustentabilidade e preservação serão temas centrais da VIII Semana Municipal de Meio Ambiente, que vai acontecer de 05 a 11 de junho. O evento, organizado pela Prefeitura de Belém, contará a presença do prefeito Duciomar Costa e da secretária de Meio Ambiente, Camilla Miranda.

Para iniciar a programação em 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, acontecerá a abertura oficial do evento, às 18 horas, no Auditório Ismael Nery - Centur, quando também ocorrerá a Cerimônia de Entrega da Medalha de Mérito Ambiental - Marina Silva. Ao todo são 15 pessoas, entidades ou órgãos que serão agraciados por se destacaram na luta pela preservação da natureza. A cantora Lucinha Bastos, irá participar da abertura da programação.

Na segunda-feira (06), a programação continua com um ciclo de Palestras no Auditório do Ministério Público, a partir das 08 horas, com os temas “Plano de Arborização e Plano Diretor do Município de Belém”, “Arborização Urbana e Construções sustentáveis” e “Aprofundando-se em Resíduos Sólidos”, com a participação de especialistas locais e nacionalmente conhecidos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 08 às 14 horas, na Praça Milton Trindade, mais conhecida como Horto Municipal e na sede da Semma.

Um vasta programação também acontecerá em diversos espaços do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, na terça-feira (07), a partir das 08 horas. Entre as atividades que irão acontecer estão a palestra “Fauna e Flora”, além de trilhas monitoradas, ações educativas, Cinne Bosque, apresentação dos palhaços da natureza, oficinas, shows infantis, entre outras. A programação contará também com a presença do Comando Militar da Amazônia realizando uma ação educativa de combate a dengue.

Dando continuidade a programação, na quarta-feira (08), acontecerá o plantio e a revitalização da Praça São Sebastião, em Icoaraci. Na quinta-feira (09), é a vez da revitalização da praça da Praia do Bispo, com a distribuição de 300 mudas para a população e o plantio de 100 mudas de árvores, que serão colocadas da Praia Grande até a do Bispo com o objetivo de evitar a erosão na Ilha de Mosqueiro.

Na sexta-feira (10), a programação acontecerá no Parque Ecológico do Município de Belém das 08 às 12 horas com brincadeiras, ações educativas da Sesma, programação do Comando Militar da Amazônia de combate a dengue, onde biólogos e agrônomos farão exposições sobre os animais e plantas encontrados no Parque e os cuidados que todos devem ter para preservar o espaço. Para esse evento foram convidadas escolas municipais, estaduais e particulares do entorno do Bosque.

Para encerrar a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente, no sábado (11), uma caminhada ecológica sairá às 08 horas, da Praça da República seguindo até o Horto Municipal, onde acontece a Feira de Produtos Orgânicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), além da entrega dos certificados para os participantes da programação.

A Semana de Meio Ambiente é uma promoção da Semma com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde (Sesma); Esporte, Juventude e Lazer (Sejel); Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel), Guarda Municipal (GMB), entre outras.

Mais informações da programação podem ser obtidas pelo 3039-8119, pelo twitter @semmabelem ou meioambientebelem@yahoo.com.br. A Sede da Semma fica na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078 (Entre Rua Mundurucús e Avenida Conselheiro Furtado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário