BELÉM MATA CICLISTAS
-Av.Pres.Vargas c/Boulevard-
Imagem: JCSOliveira
Quando
é que a Prefeitura irá atender o pleito da Cidade e construir um
sistema cicloviário que garanta segurança aos milhares de ciclistas de
Belém, principalmente os trabalhadores da construção civil, que estão
vivendo momentos de horrores na Almirante Barroso. (ZeCarlos-PV)
Precisamos de mais espaços.
O
centro da cidade de Belém, devido ao imenso fluxo de veículos, não mais
permite a construção de ciclovias, com isso, ciclísticas correm risco
de vida e colocam em risco a vida de pessoas, as quais, quando deixam de
usar as calçadas e passam a fazer uso das lateriais da pista ficam expostas riscos, num espaço tão
estreito que mal permitem caminhar.
Para
caminhar de bicicleta no centro ou na periferia da cidade é preciso
muita cautela, atenção, segurança, principalmente em dias movimentados e
de intenso tráfego de veículos.
Apesar
das dificuldades, a nossa cidade apresenta áreas adequadas para o lazer
e para o uso das bicicletas, entratanto, para chegar a esses locais,
corremos sérios riscos de vida, ocasionados, na maioria das vezes, por
falta de ruas sinalizadas, falta de ciclovias e pelo descaso de nossas
autoridades, que pouco tem mostrado interesse, nesse sentido. Andar de
bicicleta contribui para resolver uma série de problemas, entre eles:
descongestionamento dos centros das cidades, melhoria da qualidade do ar
e na qualidade de vida do nosso povo. É preciso um olhar crítico sobre a
cidade e sobre a necessidade da qualidade do transporte da nossa
cidade. Precisamos quebrar as barreiras e tabus de que somente o veículo
de passeio e o ônibus, poderão resolver os problemass das cidades e da
humanidade. Vamos avançar nessa meta e, no futuro, teremos mais saúde! (JCSOliveira)
Apesar da sinalização e do uso da
ciclofaixa na Av.Pedro Alvares Cabral
ciclista atravessa entre os veículos
pedalando com segurança
ao atravessar a pista, mesmo usando a faixa
o ciclista quase ia sendo atropelado
-Boulevar Castilho França-
É preciso atenção diante do perigo...
na Av Pres Vargas
na Av Pres Vargas
impedindo o trânsito de ciclistas e pedestres.
atenção diante do risco.Apesar da existência da faixa
o ciclista usa o espaço inadequado.
pedalarassim, precisa de segurança,
e respeito às normas de trânsito
Av. ALm Barroso
perímetro de execução do BRT
Imagens
JCSOliveira
Blog: http://mosqueirense.blogspot.com
O chargista K-xorro Podre pegou bem o drama dos nossos ciclistas.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Fonte: http://zecarlosdopv.blogspot.com.br/
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Estudo revela os perigos ao andar de
bicicleta
Profissionais
da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé realizaram uma pesquisa
com 37 pacientes durante o período de um ano no Hospital Universitário de
Taubaté. O estudo teve como alvo pessoas que deram entrada no Hospital por
conta de acidentes relacionados a bicicletas.
Apesar
dos avanços na fabricação das bicicletas, o desenho da roda permaneceu
inalterado, pelo menos nas últimas décadas; tornando-se apenas mais velozes e
com melhor aerodinâmica.
No
Brasil, há poucos dados estatísticos sobre acidentes ciclísticos e, menos
ainda, quando os assuntos são lesões do pé e do tornozelo ocasionadas pelo
aprisionamento do pé entre os raios das rodas. O que chamou a atenção foi a
baixa média de idade destes pacientes, ao redor de seis anos, bem como por se
tratarem de crianças que na sua maioria eram conduzidas no banco de trás ou no
garfo da bicicleta.
Os
pacientes foram classificados em quatro grupos, de acordo com a gravidade:
lesões superficiais da pele (39%); entorses e contusões com laceração profunda
da pele (21%); fraturas do pé ou tornozelo (38%) e amputações de dedos do pé
(2%). "Acreditamos que uma simples medida, vinda de fábrica, como a
colocação de uma rede ou tela que impedisse o pé de entrar entre os raios da
roda, já se evitaria, em muito, estes acidentes", atesta o médico Luiz
Carlos Ribeiro Lara, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do
Pé.
Andar
Bicicleta na Cidade
Quem tenciona deslocar-se diariamente de
bicicleta nas nossas cidades deve ter em conta algumas questões de segurança,
bastante importantes para que consiga chegar "inteiro" ao seu
destino.... especialmente se nos lembrarmos dos altos riscos de acidentes
registrados em nossas rodovias.
Em primeiro lugar, devemos ter especial atenção à manutenção
da nossa "máquina". Só assim pedalaremos com segurança. Deve
verificar-se sempre, em especial, o estado dos TRAVÕES e dos PNEUS. Não
esquecer a limpeza e lubrificação regular da CORRENTE. Se a tratarmos bem,
durará muito mais tempo.
Quando circulamos de Bicicleta nas ruas ou
estradas, devemos sempre ter em conta os seguintes pontos :
Usar, sempre que possível, roupa com cores
bem visíveis, e nas situações ou dias mais escuros (inverno), reflectores nas
rodas e luzes dianteira e traseira.
Antes de começar a pedalar, escolher o caminho que
nos parece mais seguro e com menos trânsito.
Cumprir sempre as REGRAS DE TRÂNSITO e
respeitar os SINAIS.
Respeitar os outros transeuntes, especialmente os Peões.
Nunca se agarrar a outro veículo.
Nunca transportar passageiros sentados no
quadro ou outro local da Bicicleta.
Não circular demasiadamente próximo do passeio;
pode ser perigoso, pois há automobilistas que "gostam" de nos
apertar...
Nunca tirar as mãos do guiador, excepto para
sinalizar com o braço todas as manobras (viragens, abrandamentos, etc.).
Cuidado com a abertura repentina de portas
de carros parados ou em filas de trânsito; nunca passar muito junto a
eles.
Não fazer manobras bruscas, nem
"esses" pelo meio dos carros. Nem pensar em "cavalinhos"
ou habilidades do género na via pública.
Nunca usar auscultadores, "walk-man" ou
outro objecto que nos impeça de VER ou OUVIR em perfeitas
condições.
Tenha sempre na sua bicicleta uma campaínha
ou qualquer outro avisador sonoro.
Ter especial cuidado com as grades que tapam
as sargetas, pois, para nosso descontentamento, as aberturas estão colocadas em
sentido longitudinal, e não transversal como deveria ser; isto é especialmente
evidente para as bicicletas de "roda fina".
Quando um automóvel à nossa frente vira
subitamente para a direita, sem fazer "pisca" (situação bastante
vulgar no nosso país...) é normalmente mais seguro virarmos também em vez de
travarmos bruscamente.
Nos cruzamentos, devemos procurar o contacto
visual com os condutores dos automóveis, assegurando - nos assim que fomos
vistos.
Quando estacionamos a nossa bicicleta
devemos procurar um local que não incomode o normal trânsito dos peões.Em
Portugal, isto não é assim tão irrelevante, pois são raras as estruturas de
parqueamento de bicicletas.
Finalmente, para termos mais alguma garantia de que
voltaremos a pedalar na nossa "bela máquina", é imprescindível a
utilização de um cadeado de segurança, de preferência dos que têm um
cabo suficientemente comprido para apanhar as duas rodas. Se o espigão do selim
tiver uma cavilha de aperto rápido, leve-o consigo ou prenda-o também...
E pronto, não se assuste.... os riscos são
altamente compensados com o enorme prazer de andar de bicicleta.
FG
Fonte: http://pedramarela.blogs.sapo.pt/5532.html
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