Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

quarta-feira, 23 de maio de 2012

GRUPO FISCAIS DO PLANETA CONTRA DO DESMATAMENTO

Grupo estende faixa em estádio lotado pedindo Desmatamento Zero

Quem foi ao estádio Mangueirão, em Belém, no último domingo (13), não viu apenas o empate entre Remo e Cametá, que deu ao Cametá o título de campeão paraense. Entre as bandeiras das torcidas dos dois times, os torcedores puderam ver uma grande faixa pedindo Desmatamento Zero.
A iniciativa é de um grupo de voluntários, criado por Geovane Junior, chamado Fiscais do Planeta. Geovane mora em Belém há dez anos, trabalha em uma empresa de venda de consórcios e canta em um grupo de forró. Pai de família, decidiu que precisava fazer alguma coisa para mudar o quadro de degradação ambiental que ameaça o futuro dos filhos. Sozinho, começou a fazer faixas pedindo Desmatamento Zero em casas de show e jogos de futebol. “Comecei sozinho, fixando cartazes para poder passar uma mensagem para as pessoas”.
O projeto ganhou repercussão no último domingo, quando as 40 mil pessoas que foram ao estádio para assistir à final do Campenonato Paraense viram a mensagem. Entrar nos estádios para fazer a manifestação nem sempre é fácil: os clubes e autoridades muitas vezes barram a entrada, com medo de que a faixa possa ser de propaganda não autorizada. “A gente explica que é pelo planeta. Com jeitinho brasileiro, eles deixam entrar”, diz.
Desde domingo, não tem um dia que Geovane não recebe e-mails ou telefonemas de pessoas interessadas no projeto, querendo fazer faixas e espalhar a mensagem. Agora, os Fiscais do Planeta querem desenvolver outros projetos. Um deles durante uma das festas mais populares do Pará, o Círio de Nazaré. “São mais de 480 toneladas de lixo jogadas no chão na procissão do Círio de Nazaré. Queremos fazer parcerias, com a Igreja, com cooperativas, entregar sacolas de lixo para as pessoas, para que elas não joguem esse lixo no chão”, diz.
Foto: Geovane Junior/Fiscais do Planeta
(Bruno Calixto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário