Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PARTE DO PARAÍSO QUE CAIU NO ESQUECIMENTO

Parte do Paraíso que caiu no esquecimento

Edição de 23/01/2011 Tamanho do Texto

Primeira praia de Mosqueiro, a Baía do sol, está no abandono

Victor Furtado

Da Redação

A Baía do Sol, em Mosqueiro, primeira das 22 praias do distrito, tem sofrido com o abandono. O que mais preocupa moradores é a erosão de determinados trechos da orla, que já começou a danificar o asfalto. Outras preocupações são vias em péssimas condições, falta de limpeza, iluminação pública precária, transporte, falta de sinalização, uma unidade de saúde pouco funcional e crescente violência. Tais dificuldades têm afastado turistas. Várias casas estão à venda e comércios fecharam.

No caminho para a Baía do Sol foi possível comprovar alguns dos problemas relatados. A estrada que dá acesso à praia, a BL-13, carece de sinalização. A maioria dos postes não possui luminárias, já que o local é cercado de mato. Muitas das ruas transversais são cheias de lama e buracos, sendo a maioria não asfaltada. Muito mato, lixo e entulho são vistos. Na orla é possível ver de longe que a água já chegou na pista e está corroendo a estrutura por baixo e ameaça destruir a praça Luís Bentes. Parte do muro de arrimo construído recentemente já mostra rachaduras. Trecho da estrada que liga a Baía do Sol à praia Grande foi engolida pela água. Poucos ônibus foram vistos passando.

O comerciante Otaciano Santos, autor da carta pedindo socorro enviada ao jornal, mora na Baía do Sol há três anos e relata que tem visto o abandono deteriorar as belezas da praia. Diante da praça Luís Bentes, ele mostra que já não há segurança para crianças brincarem, pois há o perigo de desabar. A proteção da encosta também já foi destruída e uma criança já caiu. Ele mostra os diversos trechos em que a força das águas já deteriorou a estrutura do asfalto na orla. Os poucos postes com luminárias, ele garante, não funcionam.

"Algumas casas mais baixas alagam. O asfalto, na pista da orla, só chega até um pedaço e depois são somente buracos ou nem existe. A praça está para desabar. À noite é tão escuro que condutores ficam com medo de passar. Na estrada, a BL-13, muita gente já sofreu algum acidente por ser escuro demais. E os bandidos aproveitam a escuridão. Os ciclistas são as maiores vítimas. Estamos ficando inseguros, sem espaço para lazer. A Baía do Sol é um paraíso abandonado", relata Otaciano.

Agêncial garante que obras serão feitas



O comerciante Otaciano Santos foi levado à Agência Distrital na manhã da última quinta-feira (20). A equipe e o morador foram recebidos pelo diretor geral, Fernando Robalo, que disse achar válidas as reclamações e que providências estão sendo tomadas. Ele apenas desconheceu a reclamação da unidade de saúde.

Sobre a erosão que ameaça o asfalto e a praça Luís Bentes, na orla da Baía do Sol, Robalo afirma que um trecho já foi concluído e que a obra deve continuar logo. Recentemente o muro da praia Porto Arthur foi feito. Sobre a pavimentação das vias, ele garantiu que a BL-13 foi recuperada há pouco tempo. "Sabemos que a praça pode cair, mas as obras continuam. As vias não asfaltadas serão recuperadas logo. São coisas que queremos fazer a curto prazo. Estamos esperando o tempo melhorar para dar continuidade a esse serviço nas vias. Essas obras são feitas com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan)", disse.

Em relação à limpeza, o diretor ressaltou que a Baía do Sol é a única que possui uma equipe específica, que faz a roçagem do mato e coleta de lixo, ocupando permanentemente 15% da equipe. Contudo, os entulhos não podem ser recolhidos sempre e os moradores insistem em jogar todo tipo de resíduos. No local foram encontrados galhos, sucata, bicicletas e até uma carcaça de geladeira.

"Recentemente fizemos um levantamento sobre os pontos que precisam de iluminação e entregamos ao Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Alguns pontos já estão Iluminados, mas logo o restante das vias deve receber outros pontos", afirmou Robalo.

O diretor geral da Agência Distrital se colocou à disposição para conversar com moradores da Baía do Sol para encontrar soluções aos problemas relatados. Ele adiantou que no Carnaval, a praia já estará melhor e receberá várias atrações, como trio elétrico, palco e carros-som. Reuniões para determinar a programação ainda devem ser feitas.

Unidade é alvo de reclamações

O presidente do centro comunitário da Baía do Sol, João Brabo, ressalta outro ponto que preocupa os moradores: saúde. A unidade de saúde do local, que atende urgência e emergência, pode perder esse perfil, sendo que constantemente faltam médicos e equipamentos. À noite, dificilmente os plantões são cumpridos. Há dias em que nem há atendimento.

"Como faltam equipamentos, já houve um caso em que um paciente foi socorrido e atendido num banco de madeira. E querem tirar o atendimento de urgência e emergência da unidade, sendo que muitos ribeirinhos vêm para a Baía do Sol que é mais próximo. Os próprios médicos dizem que ainda trabalham conosco por uma relação de amizade, pois a remuneração e o acesso desestimulam", denuncia Brabo.

O QUE DIZ O PODER PÚBLICO

SESAN: A Prefeitura de Belém informa que as obras para a reconstrução do muro de arrimo da praia Baía do Sol encontra-se em fase de documentação para dar início à licitação, já que se trata de uma obra que requer um elevado custo financeiro, e então obedecer todos os aparatos legais. A Sesan realiza, ainda, a manutenção constante da malha viária, com a operação tapa-buraco.


SESMA: A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esclarece que, após um detalhado estudo técnico realizado pela Sesma entre os meses de março e agosto de 2010, que avaliou o retrospecto de atendimentos realizados pela Unidade de Saúde da Baía do Sol, foi decidido que seria mudado o perfil de atendimento. A UMS Baía do Sol deixaria de ser uma unidade de atendimento de urgência e emergência, para ser tornar uma unidade de atendimento Ambulatorial. Sobre a falta de equipamentos, a Sesma se compromete a apurar estas e as demais denúncias.

SEURB: A denúncia dos problemas na iluminação pública já está registrada no departamento. Os moradores devem oficializar a solicitação para os serviços de manutenção através do 0800-726-1037, do site da Prefeitura de Belém (www.agenciabelem.com.br) ou ainda no setor de protocolo da secretaria.

Conteúdo disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário