Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sábado, 9 de julho de 2011

OPÇÕES DE TURISMO NAS FÉRIAS EM MOSQUEIRO

 Mosqueiro é de praias e de rios. Opções ao gosto de quem procura lugares paradisiácos para descontração e convivência com o mundo natural e exuberante da Ilha.

  
As comunidades ribeirinhas do CARUARU e PRATIQUARA, às proximidades da Ilha de Mosqueiro, favorecem aos visitantes passeios marítimos agradáveis e descontraídos num paraíso de extrema beleza e admiração.
  
 O acesso a comunidade de Caruaru é feito de barco, tendo saída no Porto do Pelé, bairro do Maracajá. As embarcações são alugadas e os passeios são realizados em horários previamente definidos, de acordo com as condições das marés.

Após passar pelos rios Tamanduacuara e Pratiquara (lugar de peixe pequeno), chega-se à Comunidade de Caruaru. O passeio é ideal para conhecer um pouco das tradições da Ilha, comprar artesanato, ver os criatórios de camarão e aproveitar para ouvir as histórias contadas pelos moradores sobre as lendas e os mitos locais e adquirir as famosas varinhas de mosqueiro, desenhadas pelos artesãos do lugar. Somado ao passeio é possível conhecer o acesso para a trilha Olhos d`agua, criada em 1988 com uma extensão de 3688 metros, indo da comunidade de Caruaru até a comunidade de Mari-Mari.

 

A comunidade de Caruaru sobrevive das atividades da roça, da pesca do camarão e das plantações típicas da região, entre elas o cupuaçu, uxi, taperebá, castanha-do-pará, e outras.

A contribuição do turismo é pequena para a fonte de renda dessas comunidades.

 

O passeio ao sítio Pratiquara, existe há mais de 12 anos e seu proprietário foi audacioso na construção de um Pier flutuante sob mais de 30 mil garrafas PET. A ida ao local segue o mesmo roteiro e condições citadas.
  

  

O local é maravilhoso para descansar e degustar um camarão no bafo, além de uma mesa farta constituída de feijoada, peixe assado e açai, num típico momento da cozinha regional paraense, á moda da casa.
Ainda no sítio o visitante tem a oportunidade de conviver com a riqueza da flora e da fauna paraense, reunida naquele lugar e com os instantes de enchente e vazante dos igarapés, que adubam as áreas de mangues e igapós, poucos apreciados por aqueles frequentam as praias da região.


 

Agora, se após visitar essas imagens
não tiver vontade de visitar o outro lado
de Mosqueiro
continue indo à praia.

 Tudo é férias!!

Imagens de seus autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário