Mosqueiro é de praias e de rios. Opções ao gosto de quem procura lugares paradisiácos para descontração e convivência com o mundo natural e exuberante da Ilha.
As comunidades ribeirinhas do CARUARU e PRATIQUARA, às proximidades da Ilha de Mosqueiro, favorecem aos visitantes passeios marítimos agradáveis e descontraídos num paraíso de extrema beleza e admiração.
O acesso a comunidade de Caruaru é feito de barco, tendo saída no Porto do Pelé, bairro do Maracajá. As embarcações são alugadas e os passeios são realizados em horários previamente definidos, de acordo com as condições das marés.
Após passar pelos rios Tamanduacuara e Pratiquara (lugar de peixe pequeno), chega-se à Comunidade de Caruaru. O passeio é ideal para conhecer um pouco das tradições da Ilha, comprar artesanato, ver os criatórios de camarão e aproveitar para ouvir as histórias contadas pelos moradores sobre as lendas e os mitos locais e adquirir as famosas varinhas de mosqueiro, desenhadas pelos artesãos do lugar. Somado ao passeio é possível conhecer o acesso para a trilha Olhos d`agua, criada em 1988 com uma extensão de 3688 metros, indo da comunidade de Caruaru até a comunidade de Mari-Mari.
A comunidade de Caruaru sobrevive das atividades da roça, da pesca do camarão e das plantações típicas da região, entre elas o cupuaçu, uxi, taperebá, castanha-do-pará, e outras.
A contribuição do turismo é pequena para a fonte de renda dessas comunidades.
O passeio ao sítio Pratiquara, existe há mais de 12 anos e seu proprietário foi audacioso na construção de um Pier flutuante sob mais de 30 mil garrafas PET. A ida ao local segue o mesmo roteiro e condições citadas.
O local é maravilhoso para descansar e degustar um camarão no bafo, além de uma mesa farta constituída de feijoada, peixe assado e açai, num típico momento da cozinha regional paraense, á moda da casa.
Ainda no sítio o visitante tem a oportunidade de conviver com a riqueza da flora e da fauna paraense, reunida naquele lugar e com os instantes de enchente e vazante dos igarapés, que adubam as áreas de mangues e igapós, poucos apreciados por aqueles frequentam as praias da região.
Agora, se após visitar essas imagens
não tiver vontade de visitar o outro lado
de Mosqueiro
continue indo à praia.
Tudo é férias!!
Imagens de seus autores
Nenhum comentário:
Postar um comentário