Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

domingo, 23 de maio de 2010

Senhora do Ó tem nova imagem

Senhora do Ó tem nova imagem

Para comemorar os 140 anos de vida paroquial,
Mosqueiro inova na ação pastoral.


A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, na ilha de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, realizou no dia 5 deste mês, às 19h30, a abertura da Semana em Favor da Vida, que faz parte da celebração dos 140 anos da Paróquia. Na data, a nova imagem de Nossa Senhora do Ó foi entronizada pelo pároco, padre José Maria Ribeiro, e abençoada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani Tempesta.

Com 60 centímetros de altura, a imagem (foto à direita) é feita em madeira, da espécie cedro, e apresenta aspecto físico de uma mulher gestante, nos seus últimos dias de gravidez. O objetivo é retratar a alegria da proximidade do parto. “A imagem, agora reverenciada na Igreja de Nossa Senhora do Ó, apresenta-se estilizada como uma mulher grávida, perto do momento do parto, já que sua solenidade é dia 18 de dezembro, uma semana antes da festa do Natal”, explica o pároco, padre José Maria.

A nova imagem se apresenta com os cabelos longos e caídos sobre os ombros em gesto de reverência para com seu Senhor, ao qual se colocou sempre, inteiramente disponível para fazer a vontade Dele. “Eis que aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim em mim segundo a Vossa Vontade”, (Lc 1, 38).

Na vestimenta da imagem, o traje típico de Nossa Senhora foi utilizado. Com as cores preto e dourado, detalhes em branco e em pedras preciosas foram utilizados para simbolizar a realeza e a pureza do Filho de Deus que Ela trouxe ao mundo. O Sol impresso no manto da Virgem é para lembrar que Ela trazia em seu ventre Aquele do qual falavam os profetas e o evangelista São Lucas, o Messias. Segundo o pároco a imagem não traz coroa, pois representa a Virgem Maria ainda grávida do Filho de Deus, na terra. “A Igreja Católica coroa Maria, como Rainha, apenas após sua Assunção ao Céu”, esclarece o padre.

A HISTÓRIA

Segundo historiadores, a denominação ‘Nossa Senhora do Ó’, provém do fato da letra “O” simbolizar o infinito. Outra versão para a denominação dá-se à expressão “Ó”, devido ao vocativo que dá ênfase às exclamações, bastante encontrado na semana que antecede o nascimento de Jesus. Neste sentido, a nova estilização feita da imagem da Virgem contempla também, a história.

“Toda mulher grávida tem seu ventre dilatado, tomando a forma da letra ‘O’, que tem a mesma letra do símbolo do infinito - a letra ‘O’ não possui início nem fim. Eis uma razão pela qual podemos dizer: Nossa Senhora do Ó, foi, é e será a Mãe do Infinito. Além disso, devemos sempre lembrar que dentro do ventre da Virgem Maria, estava a Palavra”, afirma o padre José Maria.

No manto, a cor vermelha para simbolizar o sacrifício de Jesus na Cruz, sinal de redenção para os fiéis católicos. A cor azul celeste que fica no antebraço da imagem, é para lembrar que a meta a ser alcançada é o Céu que é o destino de todo cristão batizado que segue Jesus Cristo.

A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, foi criada pelo então Bispo de Santa Maria do Grão Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, em 10 de outubro de 1868. A primeira cidade a acolher o culto a Nossa Senhora do Ó foi Olinda.

Para o atual pároco, a devoção a Virgem, durante estes 140 anos de Paróquia no Estado, aumenta a cada dia. “Hoje, a devoção a Nossa Senhora do Ó aumenta a cada ano que passa, até agora, é o único lugar do Norte do país que reverencia a Senhora do Ó. Tanto que, durante todo o ano, são muitos devotos de Nossa Senhora que visitam a igreja matriz, localizada na Vila, em Mosqueiro”, afirma o padre.

Fonte: Fundação Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário