Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA


1º TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DE PRAIA DA ILHA DO MOSQUEIRO







Relatório de Avaliação de Evento






Período: 12 a 13 de novembro de 2011
Local: Trapiche da Vila do Mosqueiro e orla da praia do Areião










Idealizador: José Carlos da S Oliveira







Mosqueiro/PA



1º TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DE PRAIA DA ILHA DO MOSQUEIRO



Relatório de Avaliação de Evento
Período: 12 a 13 de novembro de 2011
Local: Trapiche da Vila do Mosqueiro e orla da praia do Areião



Nos dias 12 e 13 de novembro o distrito de mosqueiro recebeu, pela primeira vez, o evento “1º Torneio de Pesca Esportiva de Praia da Ilha do Mosqueiro”, modalidade individual, Pesque..., pese e solte. Realizado com o objetivo de incentivar a prática da Pesca Esportiva Amadora, desembarcada, nessa modalidade; promover o lazer e a integração entre os amantes da pesca amadora ou esportiva; promover a educação ambiental durante a realização da pesca amadora, e congregar os pescadores amadores do distrito e da capital, em torno de uma modalidade esportiva e recreativa acessível a homens, mulheres e crianças com idade acima de 8 anos. O evento foi realizado em duas etapas: Dia 12/11, Etapa Classificatória e dia 13/11, Etapa Final, tendo como público alvo: Idosos, jovens, adolescentes, crianças com idade acima de 8 anos e público em geral.
A partir de uma iniciativa particular do mosqueirense, administrador, autor do projeto, José Carlos da S Oliveira, e do interesse em realizar essa modalidade de pesca no distrito, medidas legais foram tomadas para solicitações de autorização para realização do evento junto ao Ministério da Pesca Amadora (MPA), IBAMA, Agência Distrital do Mosqueiro (ADMOS), Polícia Miliar do Estado e pedido de apoio a diversas instituições e entidades, mas somente confirmado pelas empresas YYamada, Tágide Administradora, Fundação Yoshio Yamada, Cartão Yamada, AG Artes Gráficas, Disk Solution Informática e Rádio Praiana FM, ambas sem relação com o ramo de pesca. O evento foi realizado em clima de tranqüilidade, apesar das dificuldades de patrocínio e da falta de apoio de empresas de pesca e públicas locais.
No decorrer da realização, recebemos a presença de visitantes de Goiânia e de Pernambuco, além da participação de competidores de Concórdia do Pará, Belenenses e a presença mínima da comunidade local, apesar da divulgação através da Coluna Agenda no jornal Amazônia, da distribuição de mais de 2000 panfletos, cartazes afixados em pontos estratégicos da Ilha e divulgação através de chamadas, na rádio Praiana FM, com audiência local.
O primeiro dia do evento teve início às 15h00 e contou com participação de aproximadamente 15 participantes, além de visitantes e curiosos. O segundo dia teve início às 09h00 e contou com a participação de mais de 30 participantes, além de visitantes, curiosos e adeptos dessa prática de esporte, mas que, na ocasião, preferiram a pesca do sirí, por acharem propícia para a venda e para o consumo.
No primeiro dia do evento, foram capturados apenas dois peixes (mandíi e bagre) que após pesados e medidos, foram liberados ao mar. A pesca desse dia foi desconsiderada na proposta de classificação, conforme o regulamento.
No segundo dia, foram capturados 12 peixes (mandíi, bagre, pescada, Cachorrinho de Padre, Oreseca e Baiacú), entretanto apenas uma pescada de 230 gramas, atingiu o peso mínimo estabelecido para classificação, conforme regulamento.
Para encerrar o evento, foi levando em consideração a condição de pesca e a ausência de peixe no local, constatada já no primeiro dia. A premiação foi entregue aos finalistas, conforme o tamanho do peixe, peso, quantidade de itens pescados e idade dos participantes. O participante que teve o melhor desempenho nessa modalidade, pescando o maior peixe, recebeu o título de campeão da competição, uma barraca de camping para quatro pessoas, troféu e medalha; o segundo colocado recebeu troféu, 1 vara c/molinete e medalha; o terceiro, 1 vara c/molinete mais medalha; o menor exemplar pescado recebeu uma vara com molinete mais medalha; o participante mais idoso recebeu um troféu, mais medalha; o mais jovem recebeu troféu mais medalha e os demais receberam medalhas de participação.
Para finalizar, temos a esclarecer que tivemos um elevado índice de ausência e muitos dos presentes não possuíam a Carteira de Pesca Amadora, situação que não nos impediu de realizar o evento, conforme proposto.
A conclusão que se pode ter sobre a realização do evento no local, foi estabelecida pelos critérios e condições de segurança e assistência médica, existentes ás proximidades. Entretanto nenhuma ocorrência foi registrada, vindo a confirmar que essa prática de esporte poderá ser desenvolvida em outros locais da Ilha, desde que se tenha um aparato mínimo e necessário de precaução.
Quanto à atividade pesqueira, o evento mostra os indicadores de pesca parada, de forma amadora, conforme os critérios estabelecidos pelo MPA e IBAMA.
No decorrer da realização do evento, tivemos a oportunidade de testemunhar que os moradores não colaboram com a sustentabilidade da atividade pesqueira do local e capturam pequenos espécimes de peixes e fêmea do sirí, sem devolvê-los ao mar. Este fator, com certeza, contribuirá para a elevação dos impactos ao meio ambiente, repercutindo na organização da atividade pesqueira e de subsistência da população local.




1º TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DE PRAIA DA ILHA DO MOSQUEIRO

Avaliação


FONTE : questionário de avaliação respondido pelos participantes
OBJETIVO: avaliação dos pontos positivos e negativos.
TOTAL DE INSCRITOS: 56
TOTAL DE PARTICIPANTES : 32
TOTAL DE QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS: 25
NOME DO RESPONSÁVEL: José Carlos da S Oliveira

Ao final do evento foi solicitado aos participantes que preenchessem as avaliações a fim de identificarmos fatores positivos e negativos do encontro, além das sugestões de temas para a próxima edição.
Nos tópicos abaixo apresentamos os gráficos referentes a cada item abordado na pesquisa.

CLASSIFICAÇÃO DO EVENTO


  

ANÁLISE GERAL

O evento teve a maior participação de belenenses, em sua maioria com mais de 40 anos de idade, nível superior completo, funcionários públicos, e tiveram informações sobre a realização do evento, passando pelo local e através de contatos com amigos e parentes, sendo, para muitos a primeira experiência nessa modalidade de pescaria. Os participantes consideraram o local adequado para essa prática de atividade de esporte, apesar de desconhecerem a modalidade de pesca amadora (pesque...pese e solte), e dizem ter participado do evento apenas por lazer e com a intenção de voltarem a participar de um outro encontro e em outro local da Ilha do Mosqueiro. O resultado final da pesquisa foi satisfatório, pois, para os participantes, o evento foi considerado entre bom e ótimo, não possuindo nenhum ponto agravante negativo.


José Carlos da Silva Oliveira
Idealizador do evento
1º Torneio de Pesca Esportiva de Praia da Ilha do Mosqueiro
Modalidade: Pesque...pese e solte.
Mosqueiro, 12 e 13/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário