Praia Grande da Baía do Sol

Visitantes

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão" "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco." "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso." Charles Spencer Chaplin


A Rio+20 nos mostrou que os líderes políticos não estão comprometidos verdadeiramente com um planeta mais verde e limpo, assim como nós estamos. Sabíamos que nosso futuro não poderia ser decidido em 3 dias de Conferência, mas devemos cobrar ações concretas e duradouras dos nossos governantes.


Hora Certa em Mosqueiro

quinta-feira, 20 de maio de 2010

OS PASSOS DO CÍRIO DE NSA SRA DO Ó

A história da Imagem de Nossa Senho do Ó, de mosqueiro

RELIGIÃO: A SIMBOLOGIA TEOLÓGICA DE NOSSA SENHORA DO Ó OU DA EXPECTAÇÃO














Nossa Senhora da Expectação é um título mariano surgido em Toledo em 655, quando se realizou o décimo concílio regional espanhol daquela importante circunscrição eclesiástica. Nesse concílio foi instituído a festa, feita pelos arcebispos Eugênio e. Idelfonso, sendo definido o dia 18 de Dezembro, oito dias antes do Natal, sob título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Essa devoção espalhou-se por toda a Península Ibérica e posteriormente ao Novo Mundo.


Nos novenários dedicados à santa, nas antífonas maiores, ou seja a iniciarem-se as orações, havia uma longa exclamação, cantada em gregoriano com repetidas e longas exclamações de Oh! Por essa razão o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora como a Nossa Senhora do Ó, e pegou, de forma que Nossa Senhora do Ó e uma forma mais conhecida que o sofisticado “Expectação”.


Em verdade o Ó remete para símbolos cabalísticos e secretos. É o círculo usado nas religiões pagãs e no cristianismo como sendo a simbologia da perfeição, o não tempo, a eternidade. Mas é também o símbolo secreto da feminilidade.


Assim sendo é Maria que carrega no ventre o Cristo Eterno, às vésperas de vir ao mundo! É uma festa pré-natalina. Portanto o nome mais preciso da devoção é: NOSSA SENHORA DO Ò DA EXPECTAÇÃO DO PARTO.

Por isso a é importante perceber isso de forma bem clara para não confundi-la com Nossa Senhora do Bom Parto, que é a mulher, que já pariu sem problemas. É uma devoção particular das mulheres em estado de gravidez, rezando-se à Virgem para que a mulher prenha tenha um bom momento.

No caso específico de Nossa Senhora da Expectação, festeja-se a Mulher na sua maior expressão de feminilidade, aquela que já traz em seu ventre o filho já gerado, prestes a vir ao mundo, e no caso de Maria, seria o Verbo Encarnado, Jesus, o Messias esperado.

Parte de artigo sobre N.Srª da Expectação - Washington Luiz Peixoto Vieira wlpv1@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário