RELIGIÃO: A SIMBOLOGIA TEOLÓGICA DE NOSSA SENHORA DO Ó OU DA EXPECTAÇÃO
Nossa Senhora da Expectação é um título mariano surgido em Toledo em 655, quando se realizou o décimo concílio regional espanhol daquela importante circunscrição eclesiástica. Nesse concílio foi instituído a festa, feita pelos arcebispos Eugênio e. Idelfonso, sendo definido o dia 18 de Dezembro, oito dias antes do Natal, sob título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Essa devoção espalhou-se por toda a Península Ibérica e posteriormente ao Novo Mundo.
Nos novenários dedicados à santa, nas antífonas maiores, ou seja a iniciarem-se as orações, havia uma longa exclamação, cantada em gregoriano com repetidas e longas exclamações de Oh! Por essa razão o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora como a Nossa Senhora do Ó, e pegou, de forma que Nossa Senhora do Ó e uma forma mais conhecida que o sofisticado “Expectação”.
Em verdade o Ó remete para símbolos cabalísticos e secretos. É o círculo usado nas religiões pagãs e no cristianismo como sendo a simbologia da perfeição, o não tempo, a eternidade. Mas é também o símbolo secreto da feminilidade.
Assim sendo é Maria que carrega no ventre o Cristo Eterno, às vésperas de vir ao mundo! É uma festa pré-natalina. Portanto o nome mais preciso da devoção é: NOSSA SENHORA DO Ò DA EXPECTAÇÃO DO PARTO.
Por isso a é importante perceber isso de forma bem clara para não confundi-la com Nossa Senhora do Bom Parto, que é a mulher, que já pariu sem problemas. É uma devoção particular das mulheres em estado de gravidez, rezando-se à Virgem para que a mulher prenha tenha um bom momento.
No caso específico de Nossa Senhora da Expectação, festeja-se a Mulher na sua maior expressão de feminilidade, aquela que já traz em seu ventre o filho já gerado, prestes a vir ao mundo, e no caso de Maria, seria o Verbo Encarnado, Jesus, o Messias esperado.
Parte de artigo sobre N.Srª da Expectação - Washington Luiz Peixoto Vieira wlpv1@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário